Marcello Veríssimo

Renovação. Esse é o sentimento que move o dr. Nil, 45, pré-candidato a prefeito de São Sebastião pelo Solidariedade. Ele recebeu a reportagem do JDL para a entrevista exclusiva no seu escritório político, na região central do município, na tarde desta quinta-feira (2) para falar sobre suas propostas de governo e do atual cenário pré-eleitoral da cidade.

Com um plano de governo bem alicerçado e com foco social, ou seja, na população, Nil chega para disputar sua primeira eleição para o cargo mais alto do Poder Executivo do município. “Convido o eleitor a seguirmos juntos em um caminho de progresso, desenvolvimento e bem-estar para todos os moradores de nossa cidade”, disse o pré-candidato a prefeito, que é experiente e tem visão administrativa. “Foi uma decisão tomada junto com minha família, em março de 2023. Saber que eu tenho a chance de fazer melhor, não só para alguns, mas a todos, me motivou demais”, completou.

De acordo com o Nil, nos próximos quatro anos terá a oportunidade de realizar projetos sociais, econômicos e de infraestrutura. “Para devolver aos munícipes a felicidade de morar em São Sebastião”, acredita.

Milagre

Mas o pré-candidato sabe que não existe milagre. Para ele, o atual cenário político da cidade padece da falta de investimentos em políticas públicas para a população.

“As próximas eleições são um momento de renovação, onde vamos eleger novos líderes. A maioria das pessoas, mais de 80%, não está feliz com o modelo de política adotado em São Sebastião”, disse Nil, que está preparado para a disputa. “Eu enfrento desafios desde que me entendo por gente”, afirmou.

O pré-candidato considera que já está em curso uma mudança no que ele chama de “viés político” em que as pessoas vão escolher por aqueles com experiência, capacidade técnica e sensibilidade. “O modelo de gestão que proponho é a gestão humanizada, aquela focada nas pessoas, na população”. “Estou preparado para governar São Sebastião, inclusive mais do que todos esses que estão aí”, destaca Nil, que ainda avalia uma mudança de consciência política entre os candidatos e o eleitor. “Pode ser que peguem o dinheiro que pagarem, peguem o emprego, mas na hora do voto, as pessoas vão escolher aquela que devolva a esperança para voltarmos a sonhar com melhorias nas próximas gerações”.

Colapso na saúde

O pré-candidato avalia que o sistema de saúde pública do município está colapsado, em sua avaliação com nota cinco.

De acordo com ele, assim como os outros pré-candidatos já falaram ao JDL, a área passa por um esquema de marketing que não condiz com a realidade.

“No meu entender a fundação de saúde do município está mal gerida, que se confunde com as atividades da secretaria e quando há esse choque quem paga é a população”. “Vamos criar programas para assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar em todas as faixas etárias”.

Entre as propostas na saúde, o destaque são a construção de um novo Hospital de Clínicas, mais duas novas UPAs nas costas sul e norte. “Vamos aumentar a cobertura de atendimento da atenção básica e do pronto atendimento não deixando de investir na atenção especializada”, disse Nil.

População de Rua

Nil tem consciência dos dilemas sociais da cidade. Para ele, trata-se de um dos problemas mais críticos do município.

“Falta investimento, infelizmente essa gestão não se preocupou em atender as pessoas mais vulneráveis”. “A pessoa só vai para rua depois de passar por algum processo e o poder público não identificou esse problema, que pode ser psicológico ou social”.

O pré-candidato conta que pretende mapear os pontos da cidade em que eles vivem e entender os motivos que fizeram eles chegarem nestes locais. De acordo com Nil, a população em situação de rua na cidade deve estar em torno de 500 pessoas. “As pessoas com distúrbios mentais perdem o controle por não receberem ajuda”, disse Nil, que defende a criação de um centro municipal de psicologia onde uma equipe técnica identifique esses problemas e proponha uma solução para o prefeito.

Outra bandeira que Nil defende é a criação de uma casa de acolhida para esta população com infraestrutura digna, como disse o pré-candidato, além de seis novos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Turismo orgânico

Para Nil, o turismo em São Sebastião é orgânico, pois vive em razão do sol e das praias. Ele defende a criação de uma nova identidade turística da cidade com foco nas praias. “Em São Sebastião temos as melhores praias do Brasil”, disse ele.

“Ilhabela é a capital da Vela, Ubatuba a capital do surfe, Caraguá do voo e São Sebastião a capital da praia”.

Ele também defende a criação de um plano diretor do turismo, entre outras bandeiras para o setor, como a criação de parques ecológicos para desenvolver o turismo ambiental.

Educação & Royalties

O pré-candidato também defende uma reforma na área da educação municipal. Ele defende a criação de um plano de cargos e salários para o servidor da educação para fazer uma gestão independente da prefeitura, que segundo ele, é um aporte financeiro para a secretaria.

Nil também sugere uma reforma da grade curricular com a inclusão de matérias como empreendedorismo e noções tributárias para alunos do sétimo, oitavo e nono anos.

Com o dinheiro dos royalties, Nil conta que pretende criar uma bolsa para os alunos da rede pública complementando o projeto do Governo Federal chamado “Pé de Meia”. “Se temos R$ 60 milhões por mês, tirar 2% não vai fazer falta”, ele analisa.

Nil sabe que os royalties são uma receita finita, por isso pretende separar 5% desse valor para criar o Bolsa Família municipal para as famílias em situação de vulnerabilidade.

Para saber mais, acesse www.doutornil.com.br

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *