Marcello Veríssimo

Os olhos de quem visita ou mora no litoral sempre está voltado para o mar. Mas é entre o outono e o inverno, até meados da primavera, que a região, principalmente o Canal de São Sebastião, que divide o continente com o arquipélago, recebe as baleias Jubarte, além dos seus “primos” golfinhos.
Ilhabela, que é um dos principais destinos do país para o avistamento desses cetáceos, vai capacitar ainda mais empresas e prestadores de serviço no município para prestar este serviço.

Para se ter uma ideia, na última temporada, foram registrados mais de 780 avistamentos de baleias.

A prefeitura da cidade está promovendo uma série de iniciativas em parceria com o Instituto Baleia Jubarte, Projeto Baleia à Vista e VIVA Instituto Verde Azul para capacitar o trade.

De acordo com a prefeitura, no próximo dia 21 a cidade recebe uma palestra com informações abrangentes sobre a observação de baleias e golfinhos no arquipélago. Depois, no dia 28, acontece a Oficina de Boas Práticas que será ministrada pelo Instituto Baleia Jubarte, direcionada para empresas e prestadores de serviços turísticos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Harry Finger, lembra da importância do engajamento das empresas e da população nessas ações de capacitação. “Estamos trabalhando neste tema desde 2021, porém o Turismo de Observação de Baleias e Golfinhos ainda é uma novidade para muitos”, disse o secretário. “É crucial operarmos de forma sustentável, respeitando as regras de avistamento e garantindo a segurança de todos, sem assustar as baleias e os golfinhos”, completou o secretário.

Durante a oficina, também será lançado o selo “Cidade Amiga das Baleias”. Esse selo será um diferencial competitivo para as empresas, que serão divulgadas nos canais oficiais da prefeitura.

Confira a Programação das Capacitações:
Palestra Observação de Baleias e Golfinhos em Ilhabela
– Público: Aberta a todos os públicos
– Quando: 21 de maio
– Horário: 18h30 às 21h
– Local: Auditório do Paço Municipal (R. Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 86 – Perequê)
Oficina de Boas Práticas para Observação de Baleias Jubarte e Outros Cetáceos
– Público: Empresários e prestadores de serviço do turismo
– Quando: 28 de maio
– Horário: 18h30 às 21h30
– Local: Auditório do Paço Municipal (R. Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 86 – Perequê)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *