Marcello Veríssimo

Vacinas salvam vidas. E com a proximidade do inverno, aumenta a preocupação e os casos de doenças respiratórias. Em São Sebastião, de acordo com a secretaria de Saúde mais de 10.500 pessoas já foram vacinadas contra a gripe Influenza, ao todo foram aplicadas 10.596 doses.

A Campanha de Vacinação contra a Influenza começou no dia 25 de março em todo o país. As vacinas são aplicadas nas Unidades de Saúde da Família de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Para receber a dose, é necessário levar o CPF ou Cartão SUS.

Até o momento, a cidade possui uma morte confirmada por influenza, a vítima é uma idosa de 75 anos, que morava na Enseada, costa norte do município.

De acordo com a prefeitura, o público prioritário segue com crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhador da Saúde; gestantes; puérperas; professores e trabalhadores de instituição de ensino básico a superior; povos indígenas; povos e comunidades tradicionais quilombolas; pessoas com 60 anos ou mais de idade; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, além de pessoas vivendo em situação de rua.

Mesmo com a abertura para todos os públicos acima de seis meses, a diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Paluri, afirma que a adesão à campanha deste ano ainda está baixa. “Por isso, todos que estão dentro deste público devem aproveitar a oportunidade de proteger-se contra a gripe”, ela reforça. “Apesar desta liberação para outros segmentos é imprescindível que os grupos prioritários procurem ser vacinados. Infelizmente, por parte dos idosos, crianças e pessoas com comorbidade a procura ainda está baixa. As internações por doenças respiratórias já estão aumentando”, alerta Fernanda.

De acordo com a prefeitura, o total de vacinados até agora corresponde a 36,85% do total do público alvo da campanha, que precisará contemplar 29.944 pessoas.

A maior parcela de vacinados até agora é de idosos 4.214 pessoas, que equivale a 37,96% de imunizados.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação contra a influenza é a melhor estratégia de prevenção contra a doença. Possui a capacidade de imunizar o organismo durante o período de maior circulação dos vírus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *