Marcello Veríssimo
Em um setor machista, misógino e homofóbico como a Câmara de São Sebastião, a advogada Henriana Lacerda, 52, pré-candidata a vereadora pelo Republicanos desponta como uma opção qualificada para começar a mudar o cenário caótico que é visível aos olhos de todos.
Ao lado do pré-candidato a prefeito Reinaldinho Moreira, também do Republicanos, Lacerda acredita que sua primeira tentativa de chegar ao legislativo acontece no tempo certo.
Mãe, casada, empreendedora, estabelecida, consciente, empática e com olhar para o povo, ela conversou com o JDL na manhã desta quinta-feira (30), Dia de Corpus Christi. “Eu sempre ajudei e estive envolvida politicamente até por conta da minha família, que possui um histórico de estar envolvida em políticas públicas”, disse ela, que é irmã de André Pessuto, atual prefeito de Fernandópolis, no interior de São Paulo.
Henriana escolheu São Sebastião para morar e se estabeleceu na cidade há 30 anos. Sempre engajada, cogitou disputar as eleições municipais em 2012, mas em conversa com o marido, o também advogado Fernando Lacerda, naquela época, resolveu priorizar sua família e carreira.
A trajetória profissional da pré-candidata é bem sucedida, por anos, ficou conhecida como a Henriana da Fragatas, agência de turismo da qual foi proprietária por 23 anos.
Formada em Direito e turismo, antes de se estabelecer profissionalmente, Henriana conta que foi nadadora profissional no Clube Pinheiros, em São Paulo, mas teve que abandonar o esporte para trabalhar e poder pagar sua faculdade, realidade que acontece com muitos atletas ainda nos dias de hoje “Fui frentista em posto de gasolina e trabalhei no Memorial da América Latina”, ela relembra.
Ela foi uma das pioneiras no trabalho com grupos da melhor idade em viagens por diversos países e enquanto esteve à frente da Fragatas turismo, teve a oportunidade de conhecer 58 países, e extremos como India e Noruega.
Atualmente, trabalha como advogada, especialista em Direito Previdenciário e do Trabalho.
Também desenvolve trabalhos sociais com por meio da Cáritas, que é uma entidade Cristã que atua na defesa dos direitos humanos e pessoas em vulnerabilidade social.
“A Cáritas tem essa visão social, independente de religião, nosso trabalho é resgatar a dignidade das pessoas que se encontram em vulnerabilidade social”
Uma de suas pautas é justamente o viés social, mas ela também defende o esporte, o turismo, meio ambiente e principalmente a inserção da mulher na política, entre outras.
“É absurdo que só tivemos quatro mulheres que passaram pela Câmara ao longo de toda a história, chegou o momento de termos representatividade feminina na Câmara, náo podemos deixar 12 homens sendo a nossa voz “
A última vereadora da cidade foi Solange de Maresias, que teve uma passagem conturbada pelo parlamento local em 2012. “Podemos ampliar o debate, melhorar o discurso, desempenhar papeis importantes em processos de paz e resolução de conflitos”.
Foto: Rafael Jonp