Marcello Veríssimo

Começou nesta segunda-feira (3) a
X Semana do Mar, organizada pelo Aquário de Ubatuba, Instituto Argonauta e Projeto Tamar, que acontece até o próximo dia 8 na cidade. De acordo com os organizadores, a semana tem o objetivo de despertar a consciência sobre as condições críticas dos oceanos atualmente.

O evento também alerta para a responsabilidade de cada um em relação aos impactos ambientais. Um dos destaques foi a palestra de abertura “Lixo local, problema global”, do biólogo e professor Ítalo Braga de Castro, que é mestre em Ciências Marinhas pelo Instituto de Ciências do Mar – LABOMAR/UFC e doutor em Oceanografia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) com experiência na avaliação de impactos ambientais da contaminação marinha.

O evento em Ubatuba coincide com datas importantes neste período e que também alertam para os problemas ambientais. São elas:
Dia Nacional da Educação Ambiental (03), Dia Mundial do Meio Ambiente (05) e Dia Mundial dos Oceanos (08).

A presidente da Associação Amigos da Praia do Félix, Silvia Chile, disse que entre outras importâncias, destaca a união e mobilização da sociedade civil. “E das instituições ambientalistas, no engajamento do cidadão na luta e na construção de políticas públicas que garantam a conservação da natureza, da cultura, das pessoas e também reafirmar o compromisso com esta agenda”, disse Silvia, que também é coordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

A Semana é organizada pelo Aquário de Ubatuba, Associação Amigos da Praia do Félix, Associação Coaquira de Guias de Turismo Monitores e Condutores de Ubatuba, Fundação Pró-Tamar, Fundação Florestal, Instituto Argonauta, Monitoramento Mirim Costeiro e Tamoio de Ubatuba, além da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que conta com o apoio de diversas entidades da sociedade civil, ambientalistas e representantes da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Conselho do Meio Ambiente.

A programação completa está disponível na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *