Marcello Veríssimo
Caraguatatuba segue a segunda cidade mais violenta do estado de São Paulo com uma taxa de homicídios de 24, 5 por 100 mil habitantes, superior aos assassinatos na capital paulista, que totalizam 15,4 por 100 mil habitantes.
A constatação é do Atlas da Violência, realizado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
Os dados, de 2022, mostram que de lá para cá as autoridades de segurança pública não conseguiram controlar os índices de criminalidade na cidade.
Caraguatatuba tem 134.873 habitantes e registrou 33 homicídios no período. A cidade do litoral só é superada por Itapecerica da Serra que possui 158.522 habitantes e registrou no período um total de 42 homicídios, que corresponde a uma taxa de 26,5 homicídios por 100 mil habitantes, a maior registrada no estado de São Paulo.
Nacional – Pelo ranking nacional das 319 cidades com mais de 100 mil habitantes no país, Caraguatatuba ocupa a posição 147 entre as cidades mais violentas.
Para se ter uma ideia, novamente, a cidade do litoral supera a megalópole de São Paulo, que ocupa a 209ª posição no ranking, com 344 assassinatos em 2022, com uma taxa de 15,4 de homicídios por 100 mil habitantes.
A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba divulgou nota aos jornalistas em que afirma que a questão da segurança tem sido tratada como prioridade pela administração, mesmo sendo uma questão de competência do Estado.
De acordo com a nota, os dados do Ipea correspondem à questão dos homicídios, em que a cidade é recordista de registros na região. A prefeitura informou que esses casos, na maioria das vezes, se referem ao acerto de contas entre criminosos ou tráfico de drogas, cuja investigação é de responsabilidade da Polícia Civil.