A Prefeitura de Ubatuba, em colaboração com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), anunciou a abertura de um processo seletivo para a contratação de até 50 auxiliares de guarda-vidas temporários. O período de inscrições vai até o dia 21 de julho.
Detalhes da Inscrição
Os interessados podem se inscrever das 8h às 17h30, no quartel do Corpo de Bombeiros, localizado na rua Guanabara, 18, Perequê-Açu. A contratação será temporária, com um contrato inicial de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias, conforme a necessidade da administração e do GBMar.
Aumento na Contratação
No início de junho, a prefeitura já havia anunciado um aumento de 25% na contratação de guarda-vidas temporários, que passaram de 40 para 50. Além disso, o período de contratação também foi estendido de 90 para 180 dias. Essas mudanças visam aumentar a cobertura das praias, reduzindo assim o número de afogamentos no município.
O Processo Seletivo
Os candidatos passarão por várias etapas, começando com um exame médico de aptidão previsto para 25 de julho. Em seguida, o processo seletivo será dividido em três fases:
- Teste de Aptidão Física (TAF): Provas de corrida de mil metros em até oito minutos e natação de duzentos metros em até seis minutos, eliminatórias e classificatórias, no dia 30 de julho, no quartel do GBMar. Os 70 melhores classificados avançarão para a próxima fase.
- Treinamento Específico: Entre 5 e 21 de agosto de 2024, com carga horária diária de seis horas, incluindo dois estágios operacionais nos finais de semana.
- Avaliações e Investigação Social: Avaliação teórica sobre os conteúdos ministrados durante o treinamento, normas gerais de disciplina, técnica de reboque e tratamento de afogados, e avaliação física. A terceira fase inclui uma investigação social dos candidatos.
Publicação dos Resultados
Os resultados e avisos do processo seletivo serão publicados no site oficial da Prefeitura de Ubatuba (site) e afixados no Paço Municipal da Prefeitura de Ubatuba e no Quartel do Corpo de Bombeiros.
Jornada de Trabalho e Remuneração
A jornada de trabalho será de até 200 horas mensais, conforme escala definida pelo GBMar. A remuneração mensal será de R$ 2.321,36, além de um adicional de insalubridade de 20% sobre o salário mínimo federal.
Atribuições
Os auxiliares de guarda-vidas temporários serão responsáveis pela prevenção e salvamento nas praias, além de manter a limpeza e conservação do local de trabalho e materiais de serviço.
Confira o edital completo aqui.