Em uma iniciativa inovadora, a Prefeitura de São Sebastião e a EDP assinaram um convênio para a implementação do Programa de Eficiência Energética (PEE). Este projeto ambicioso visa modernizar o sistema de iluminação pública do município, começando por diversas ruas do bairro São Francisco até a Vila Amélia, incluindo a Avenida Odisseu, no Canto do Mar.
A ação contempla a substituição de aproximadamente 550 lâmpadas e luminárias de vapor de mercúrio e de sódio por modernas luminárias com tecnologia LED. A troca do atual sistema, considerado obsoleto, resultará em uma economia significativa para a administração municipal, com uma redução do consumo de energia estimada em cerca de 664 MWh/ano. Este valor é equivalente ao consumo médio anual de mais de 275 famílias, traduzindo-se em uma economia anual de cerca de R$ 680 mil para os cofres públicos.
As luminárias LED são reconhecidas por oferecerem uma combinação de eficiência energética, longa vida útil, maior visibilidade e baixo impacto ambiental. Essas características fazem da tecnologia LED uma escolha cada vez mais popular e recomendada para iluminação pública. Além de proporcionar melhor luminosidade, contribuindo para a segurança urbana, essa tecnologia também representa uma economia substancial para o poder público municipal e um menor impacto ambiental.
Os trabalhos de substituição das luminárias terão início em agosto e estão previstos para serem concluídos em 90 dias. Nesta primeira etapa, além da Avenida Odisseu, serão beneficiadas ruas dos bairros São Francisco, Portal da Olaria, Arrastão, Pontal da Cruz, Praia Deserta, Porto Grande, Centro e Vila Amélia.
O prefeito Felipe Augusto destacou a importância do investimento: “São ações que vão melhorar o nosso dia-a-dia, e a prefeitura está trabalhando em um ritmo acelerado. É a Prefeitura e a EDP contribuindo para uma melhor iluminação pública.” Ele também antecipou que, após essa primeira fase, a troca do sistema de iluminação será estendida para a Costa Norte, beneficiando os bairros Enseada, Jaraguá e Canto do Mar.
A assinatura dos convênios contou com a presença do gestor executivo da EDP, Roberto Miranda, que ressaltou a satisfação da empresa em participar do projeto. “É muito gratificante poder contribuir com o desenvolvimento sustentável de São Sebastião. Com a assinatura deste convênio, a EDP reforça seu compromisso de criar e manter parcerias entre a concessionária e o Poder Público, implantando iniciativas de impacto social que contribuem para ampliar a qualidade de vida da população”, afirmou Miranda.