Solenidade na Alesp destaca participação dos destemidos combatentes na Revolução de 1932

fg330459

Em meio às celebrações do 92º aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoveu, como de costume, uma Sessão Solene para homenagear os heróis combatentes e os ideais da revolução. A cerimônia, organizada pelo deputado Capitão Telhada (PP), foi realizada no Plenário Juscelino Kubitschek.

O evento destacou o patriotismo dos que lutaram na guerra e realçou a imagem do paulista como um povo destemido e apegado aos valores democráticos. Vale lembrar que o Exército Constitucionalista reivindicava, principalmente, uma nova Constituição para o Brasil, já que o presidente Getúlio Vargas havia revogado a Carta Política vigente.

“Os voluntários de 32 sabiam que seria difícil vencer 100 mil homens das forças federais. Mesmo assim foram para a guerra, lutaram e entregaram seu bem mais precioso: a vida. Que sirva de exemplo para a gente continuar lutando, não importa as adversidades”, ressaltou o deputado Capitão Telhada.

O vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, afirmou que o levante armado baseou-se em pilares que, ainda hoje, unem a população paulista. “Quando falamos do Movimento Constitucionalista de 32 falamos de democracia e liberdade”, disse. Ramuth ainda complementou que o crescimento do estado de São Paulo depende da união e participação de todos.

Para o deputado federal Coronel Telhada (PP-SP), os ideais constitucionalistas de 1932 permanecem vivos apesar da derrota bélica dos paulistas: “Importante entender: o povo de São Paulo não se rende. Perdemos em armas a revolução, mas ganhamos em intenção porque em 1934 foi feita uma nova constituição atendendo à solicitação de São Paulo”.

Medalha da Constituição

A solenidade da Alesp condecorou 57 pessoas com a Medalha da Constituição. Entre os homenageados figuraram o vice-governador Felicio Ramuth e o ex-combatente da Marinha do Brasil, Melquisedeque Afonso de Carvalho.

Em nome dos agraciados, a major PM Tatiana Cristina Silva Rocha exaltou a coragem que moveu “os idealistas em 1932 na defesa dos direitos maiores dos cidadãos”. Para a homenageada, a decisão de “agir e escolher com o coração” [significado de coragem em latim] é característica de cada um dos agraciados com a Medalha da Constituição.

Conforme a Resolução 330/1962, instituída pelos deputados paulistas três décadas após o fim do conflito, a Medalha é dedicada a quem atuou na linha de frente ou na retaguarda da Revolução, bem como a entidades que colaboraram na divulgação e incentivo dos ideais constitucionalistas de 1932.

A solenidade na Alesp ainda teve encenações teatrais de acontecimentos decisivos para a eclosão do Movimento, a exemplo da morte do quarteto Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (MMDC).

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam