Dr. Nil exibe dados da pobreza e contraste em São Sebastião: 43,62% dos habitantes possuem baixa renda

nil

A cidade de São Sebastião enfrenta um cenário preocupante, de acordo com o pré-candidato a prefeito pelo Solidariedade, Dr. Nil: grande parte de sua população vive em situação de vulnerabilidade, em um contraste com a alta arrecadação do município. De acordo com o relatório do Governo Federal, 43,62% dos habitantes da cidade têm baixa renda e constam no Cadastro Único (CadUnico).

O Cadastro Único é o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado para a concessão dos benefícios como Bolsa Família, do Pé de Meia, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Auxílio Gás, do Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros.

Segundo o relatório, 80% dessas famílias cadastradas têm mulheres como chefes de família. Esses dados refletem um quadro alarmante de desigualdade e necessidade de apoio financeiro urgente para essas mulheres, mãe solo.

Enquanto isso, de acordo com dados do portal da transparência, São Sebastião arrecadou R$ 2,5 bilhões em um ano. Além disso, o Governo Federal enviou para São Sebastião, de janeiro a maio de 2024, mais de R$ 180 milhões de reais transferidos.

“Uma parte daquele montante poderia garantir uma melhoria significativa na qualidade de vida e fomentar o bem-estar mental, físico e educacional das famílias”, diz trecho da nota enviada à imprensa pela assessoria do pré-candidato.

Com isso, de acordo com a nota, a proposta de gestão humanizada apresentada pelo pré-candidato Dr. Nil, surge como uma luz no fim do túnel. Sua proposta para melhoria da qualidade de vida da população, especialmente daqueles em situação de vulnerabilidade, é crucial para transformar a qualidade de vida das pessoas e a realidade do município.

Além do apoio financeiro direto às famílias carentes, Dr. Nil aposta na exploração do potencial do Fungetur, um fundo federal de fomento e provisão de recursos para o financiamento de empreendimentos turísticos considerados de interesse ao desenvolvimento do turismo. Enquanto as famílias recebem auxílio para cuidar de sua saúde, bem-estar emocional e educação, o município se beneficia do desenvolvimento econômico e da competitividade gerados pelo turismo.

“A cidade tem apenas 116 empreendimentos cadastrados no programa até o momento, há um vasto potencial inexplorado para fortalecer a infraestrutura turística, impulsionar o desenvolvimento sustentável e aumentar a competitividade no setor”, aponta o pré-candidato.

A visão de Dr. Nil para São Sebastião não se limita apenas a uma gestão municipal eficiente e transparente, mas sim a um compromisso com a comunidade local, focado em impulsionar a melhoria de vida de cada cidadão.

Ao unir esforços para atender às necessidades imediatas da população vulnerável e aproveitar as oportunidades de crescimento turístico, a cidade tem o potencial de se transformar em um exemplo de desenvolvimento social e econômico para todos. Pensamos na criação de programas de distribuição de renda por meio de cartão magnético para as pessoas vulneráveis de São Sebastião, começando pelos moradores das áreas de risco, ZEIS, idosos e mães solo.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias