A Defesa Civil de São Sebastião promove, nesta quinta-feira (25), em Boiçucanga, o terceiro de uma série de sete simulados de evacuação de áreas de risco no município. A iniciativa é realizada em parceria com diversas secretarias municipais, incluindo Desenvolvimento Econômico e Social, Serviços Públicos, Saúde, Habitação e Regularização Fundiária, Urbanismo e Governo. Aproximadamente 50 profissionais estão envolvidos na ação.
O ponto de encontro para o simulado é na Rua Arthur Leal, na praça situada antes do Morro 51, em Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião. A Defesa Civil destaca a importância da participação da população para que o exercício alcance o maior número de famílias possível e seja bem-sucedido.
Desde o ano passado, o órgão realiza esses simulados que recriam situações de eventos climáticos adversos, considerando os riscos específicos de cada área. O objetivo é aprimorar o atendimento às populações residentes em áreas de risco, visando preservar vidas e reduzir danos materiais. As atividades incluem a marcação de rotas de fuga, identificação de áreas propensas a deslizamentos de terra, bem como a sinalização de bueiros e pontos de encontro.
Até o momento, simulados foram realizados em Juquehy e Vila Sahy, ambos na Costa Sul. Até setembro, localidades como Toque-Toque Pequeno, Itatinga, Morro do Abrigo e Canto do Mar também receberão treinamentos para capacitar os agentes.
Próximos Simulados de Evacuação:
- 25 de julho – Boiçucanga: Rua Arthur Leal, praça antes do Morro 51
- 8 de agosto – Toque-Toque Pequeno: Rua Dr. Yojiro Takaoka, 1.236, em frente à Sapeque
- 22 de agosto – Itatinga: Rua Antonio Tenório dos Santos, 18, próximo ao ponto de ônibus
- 5 de setembro – Morro do Abrigo: Avenida Bernardo Cardim Neto, 860, em frente ao espaço da Folia de Reis
- 19 de setembro – Canto do Mar: Rua Parque, 30, Escola Municipal Professora Joana Alves dos Reis