Dentre as diversas atrações do Race Village, espaço montado em frente ao Píer da Vila (Centro Histórico) e que serve de centro de informações e entretenimento durante a 51ª Semana Internacional de Vela 2024 (SIVI), uma em especial tem atraído a curiosidade dos visitantes. Trata-se da réplica em tamanho real de uma baleia jubarte com 14 metros de extensão.
A representação do animal foi possível graças à parceria da Prefeitura de Ilhabela com o Instituto Baleia Jubarte, que trouxe o dispositivo inflável da Bahia para ajudar na conscientização ambiental e preservação dos cetáceos, classe de mamíferos aquáticos que engloba as baleias, botos e golfinhos.
No local, o público pode entrar dentro da baleia e ter a noção do tamanho delas, aprender como são os seus órgãos internos e suas semelhanças com os demais mamíferos e também o que as diferenciam. De acordo com o Instituto, atualmente cerca de 25 mil indivíduos da espécie visitam a costa brasileira todos os anos, sendo Ilhabela um dos seus principais pontos de passagem e observação.
A temporada de observação de baleias de 2024 no Litoral Norte de São Paulo começou no início de junho e vai até novembro, com grandes chances de avistamentos em Ilhabela, sendo que até mesmo usuários do novo serviço de transporte público municipal, o Aquabus, já conseguiram contemplar o salto de uma das espécies visitantes.
Um longo caminho
A jornada das jubartes começa no Oceano Antártico e são percorridos cerca de 4 mil Km em um período de um a dois meses até elas conseguirem alcançar o entorno do arquipélago de Abrolhos, sua principal área de reprodução. Uma baleia jubarte adulta pode chegar a 16 metros de comprimento e pesar cerca de 40 toneladas.
Uma curiosidade desta espécie é sua forma de alimentação. Elas possuem franjas de cerdas, semelhantes a uma escova de dentes, que utilizam para segurar seu alimento composto de cardumes de krill, minúsculos crustáceos semelhantes ao camarão e que existem nos mares gelados. As cerdas funcionam como verdadeiros filtros, deixando passar a água e retendo os crustáceos.
No estande do Instituto Baleia Jubarte e do VIVA Instituto Verde e Azul ainda podem ser verificadas outras curiosidades, como a existência dos piolhos de baleia e muito mais.
Demais atrações
O Race Village abre diariamente das 14h até as 22h e estará disponível até este sábado (27). Os visitantes podem acompanhar os detalhes das regatas, conferir o Mini Museu do Mar, aproveitar um paredão de escalada, a área infantil, assistir aos shows de grandes nomes da música e se inscrever para tours guiados gratuitos, que partem da Vila. São seis roteiros gratuitos temáticos, envolvendo observação de aves e trilhas para cachoeiras, jipe tours, contemplação do pôr-do-sol, museus e geoturismo acompanhados por guias de turismo ou monitores ambientais.
Também ocorrem rodas de conversa sobre a preservação do meio ambiente marinho, exposição de barcos, doações de mudas do viveiro municipal e espaço da Marinha do Brasil.
Confira a programação do Race Village:
Quinta-feira (25)
16h: Desfile de moda no Píer (Píer da Vila)
16h: Sunset com DJ Phill
18h: Workshop Transformar Revela / Mitsubishi
19h: Show com Projeto Brazuca
20h: Cobertura SIVI – com Kadu Baggio
20h30: Show com Nando Reis
Sexta-feira (26)
16h: Sunset com DJ Cássio
16h: Oficina Criativa Revela / Mitsubishi
18h: Workshop Transformar Revela / Mitsubishi
19h: Show com Larissa Cavalcanti
20h: Cobertura SIVI – com Kadu Baggio
20h30: Show com Tiê
Sábado (27)
16h: Sunset com DJ Guilla
16h: Workshop Transformar Revela / Mitsubishi
18h: Roda de Conversa ESG – Projeto Revela
20h: Premiação da 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela
21h30: Encerramento do Race Village com DJ Guilla