O maior evento de vela oceânica na América Latina terminou no sábado, 27, trazendo inúmeros benefícios para o município. A 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela (SIVI), celebrou durante este mês de julho, o espírito esportivo, em meio a um evento com diversas regatas desafiadoras, cultura, valorização do turismo, empregabilidade e geração de renda, reforçando mais uma vez o título da cidade de Capital Nacional da Vela.
O último dia foi marcado pelas regatas finais e pela tão esperada premiação aos velejadores. A cerimônia contou com a presença do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci; Capitão de Fragata, Silvio da Costa Proença, Delegado dos Portos em São Sebastião, representando a Marinha do Brasil; Comodoro do Yacht Club de Ilhabela, Alex Costa Pereira; secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Ilhabela, Harry Finger; o velejador bicampeão olímpico e 15 vezes campeão mundial de iatismo, Robert Scheidt, embaixador desta edição do evento e o Presidente da Associação Brasileira de Vela Oceânica (ABVO), Bayard Umbuzeiro Neto.
“Estamos extremamente orgulhosos de mais uma vez realizar a Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que não só celebra o espírito esportivo, mas também fortalece nossa posição como a Capital Nacional da Vela. Este evento é um grande impulsionador do turismo, da cultura e da economia local, proporcionando oportunidades de empregabilidade e geração de renda. Agradeço a todos os envolvidos e aos participantes que, mais uma vez, tornaram esta edição um sucesso memorável”, destacou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
A edição contou com mais de 100 barcos de diversos estados e de países vizinhos, como Argentina e Uruguai. Dentre os mais de 900 velejadores participantes, destaque para os atletas olímpicos Robert Scheidt, Lars Grael e Samuel Albrecht, que disputaram as provas ao lado de amadores, profissionais e velejadores que estiveram a bordo pela primeira vez.
Os resultados oficiais da competição estão disponíveis no site da SIVI – www.sivilhabela.com.br.
Race Village – Dentro da programação da 51ª SIVI, a Prefeitura de Ilhabela realizou o Race Village, um espaço destinado à programação cultural, musical, social e ambiental do evento. Foram 14 dias de muita diversão, com diversas oportunidades de entretenimento e a chance de conhecer mais sobre o universo da vela e a rica fauna marinha que visita o arquipélago de Ilhabela.
O público aproveitou diversas atrações, com os shows locais e de grandes nomes da música nacional, como a dupla Àvuà, banda Biquíni Cavadão, Nando Reis e Tiê, além das oficinas, workshops e rodas de conversa sobre a preservação do meio ambiente marinho.
As áreas de visitação também foram destaque, como o Mini Museu do Mar, o espaço da Marinha do Brasil, o estande da baleia inflável em tamanho real, com ações educativas ações em uma parceria dos os Institutos Baleia Jubarte (IBJ) e VIVA Verde e Azul, um paredão de escalada, o espaço Kids, com diversas atividades e brincadeiras e o estande de doação de mudas do Viveiro Municipal Aroeira da Secretaria de Meio Ambiente.
O período de avistamento de baleias e golfinhos foi um show à parte. Além das regatas colorindo o canal, os mamíferos fizeram aparições tanto para quem esteve a bordo, velejando, quanto para o público que acompanhou o evento em terra, na Vila.
E para conhecer mais sobre o meio ambiente e o turismo local, o público ainda aproveitou os tours guiados gratuitos, com seis roteiros temáticos, envolvendo observação de aves, trilhas para cachoeiras, jeep tours, contemplação do pôr-do-sol, visitas a museus e geoturismo, acompanhados por guias de turismo ou monitores ambientais.