Curta-metragem sobre benzimento e ancestralidade é lançado neste sábado (31/8) em São Sebastião

Documentário Benzo - Divulgação 1

“Benzô” tem primeira exibição em Boiçucanga, depois segue para o Centro e Enseada

Com classificação livre e entrada gratuita, o curta-metragem documental infanto-juvenil “Benzô” será lançado no sábado (31), durante a Festa da Leitura da E.M. Profª Guiomar Aparecida Conceição de Sousa, em Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, com três exibições entre 10h e 12h.

De acordo com a produtora do filme, a Corpo Ancestral, o filme transporta os espectadores para o fascinante universo do realismo fantástico, utilizando uma linguagem poética e cativante, repleta de animações.

Ainda segundo a Corpo Ancestral, a narrativa nos guia a uma praia onde duas crianças descobrem o benzimento através dos elementos essenciais que serão revelados a quem assistir.

“Entrelaçados a esta estória temos uma caiçara e um Pajé Guarani que revelam suas profundas conexões com sonhos, plantas e rezas. Com animações em xilogravuras e histórias reais, o curta-metragem une realidade e ficção”, revela a diretora e roteirista de “Benzô”, Letícia Andra.

De Sul a Norte

Além de Boiçucanga, o curta-metragem estará em diversos locais de São Sebastião. No 19 de setembro (quinta-feira), às 14h, a exibição será direcionada aos educadores, no Auditório da Secretaria de Educação, no Centro, proporcionando aos coordenadores das escolas públicas a oportunidade de integrar os conceitos do curta-metragem a formação pedagógica.

O curta-metragem também será exibido na Costa Norte, no novo auditório da E.M. Cynthia Cliquet Luciano, na Enseada, no dia 20 de setembro (sexta-feira), às 10h, como parte do projeto audiovisual da escola, que visa registrar a memória local.

Com ênfase em uma cinematografia decolonial [princípios de desconstruções de pontos de vista coloniais], a diretora e roteirista de “Benzô”, Letícia Andra, ressalta que todas as exibições serão seguidas de uma roda de conversa sobre a produção do filme.

“Dialogar com o público após a exibição e trocar percepções acerca do filme dará espaço para um tema que considero muito importante, que é o apagamento cultural, principalmente hoje nesta era digital. É emocionante poder colocar nas telas essas vozes e essas pessoas, além de criar uma ponte para conectá-las aos espectadores, mesmo eles vivendo tão ‘conectados'”, explica Letícia.

Sobre “Benzô”

“Explorar o tema do benzimento no audiovisual é mais do que uma simples produção cinematográfica. É um ato de preservação. Minha avó, uma mulher negra, foi benzedeira e erveira, viveu essa tradição profundamente, mas sua imagem já se desvaneceu. Não tenho nenhuma foto dela, restando apenas a oralidade para manter viva sua memória. Minha filha não sabia o que era benzimento, e foi nesse momento que percebi quanto o silenciamento de nossas histórias pessoais nos impede de acessar nossas riquezas”, revela a diretora Letícia Andra.

O roteiro, segundo Letícia Andra, traz como essência sua escrevivência. “Entender a minha escrita embasada na escrevivência me autoriza a trazer a perspectiva das minorias de uma forma mais íntima, sem estereótipos, conectada com minha própria história. Conceição Evaristo define a escrevivência como uma escrita que surge da vivência e experiência pessoal das minorias, especialmente das mulheres negras, que refletem suas histórias e realidades de forma autêntica e coletiva”, completa a roteirista.

Produção

“Benzô” foi produzido por meio do Edital LPG-SS-SP nº 01/2023, da aplicação da Lei Paulo Gustavo em São Sebastião, através da Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’Anna (Fundass). O filme recebeu o prêmio do ICINE e do Laboratório Cisco de Finalização de Documentários de Curta-metragem do Interior e Litoral de São Paulo, contando com grandes especialistas do audiovisual brasileiro para os tratamentos técnicos finais da obra.

Nas exibições, o projeto conta com a estrutura do Cinema na Kombi, que tem um histórico significativo no litoral norte na promoção de cineclubes e conteúdo audiovisual. Para mais informações sobre o documentário “Benzô” acesse Instragram @benzo_curta_metragem ou @corpo_ancestral.

Equipe “Benzô”

O curta-metragem traz Florinda dos Santos Moraes, Sérgio Karai Macena, Jaciane Jaxuka Mimbi Macena, Kellikis Djera Poty Mirim Macena, Maria Diva e Ronny Santanna. “Benzô” tem Direção Geral, Direção de Arte e Roteiro de Letícia Andra; Produção Geral da Corpo Ancestral; Narração das animações de Adélia Daniel, Dora Andra, Catarina Rocha; Assistência de Direção de Jairo Dojcsar; Montagem de Renato Ihu; Captação de Imagens de Rafael César e Lucas Katumata; Captação de Imagem e Fotografia Still de Swell Nóbrega; Iluminação de Lucas Katumata, Som direto de Rafael César, Assistente de Produção de Campo de Maria Diva, Imagens aéreas de Drone Cambury e Jorge Mesquita; Animação de Priscila Prisco; Ilustração em Xilogravura de Catarina Dantas; e Trilha Sonora; Efeitos Especiais de Funilaria Espacial; Social Media Mariana Silvestre; Intérprete de Libras Talita Fernanda; Legendagem descritiva de Gaia Gonçalves; Audiodescrição de Paula Lousada; Consultoria de acessibilidade de Edgar Jacques.

O documentário contou com a finalização do Laboratório Cisco, com a equipe de Produtores com Coraci Ruiz, Hidalgo Romero e Julio Matos; Coordenação de pós-produção de Lucas Lazarini e Julio Matos; Assistência em pós-produção de João Gabriel S. Luiz; Correção de cor de Pedro Pinho; Desenho de som e Mixagem de Augusta Gui; Produção de Finalização de Bárbara Sodré; Produção executiva para Finalização de Julio Matos e Marcelo Félix; Consultoria  de Distribuição em Festivais de Coraci Ruiz; Consultoria de Produção Executiva de Marcelo Félix; Assistência em Produção de Finalização de Luisa Petrucci; e Estágio em Produção e Produção Executiva de Penera.

Exibições “Benzô”

Classificação: Livre | Duração: 15 minutos | Cidade: São Sebastião

Dia: 31 de agosto (sábado) – Aberto ao público

Horário: Entre 10h e 12h, três exibições durante a Festa da Leitura.

Local: E.M. Profª Guiomar Aparecida Conceição de Sousa

Endereço: R. Tropicanga, 99, Boicucanga

Dia: 19 de setembro (quinta-feira) –

Coordenadores/educadores escolas públicas

Horário: 14h

Local: Auditório da Secretaria de Educação

Endereço: R. Amazonas, 13, Centro

Dia: 20 de setembro (sexta-feira) – Aberto ao público

Horário: 10h

Local: Auditório da E.M. Cynthia Cliquet Luciano

Endereço: R. Castro Alves, 377, Enseada

Fotos: Benzô/Divulgação

Legenda: Além da exibição, quem estiver no lançamento poderá participar de uma roda de conversa com a equipe do filme

 Acesso ao teaser do documentário para download e uso: CLIQUE AQUI

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias