Curta-metragem sobre benzimento e ancestralidade é lançado neste sábado (31/8) em São Sebastião

Documentário Benzo - Divulgação 1

“Benzô” tem primeira exibição em Boiçucanga, depois segue para o Centro e Enseada

Com classificação livre e entrada gratuita, o curta-metragem documental infanto-juvenil “Benzô” será lançado no sábado (31), durante a Festa da Leitura da E.M. Profª Guiomar Aparecida Conceição de Sousa, em Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, com três exibições entre 10h e 12h.

De acordo com a produtora do filme, a Corpo Ancestral, o filme transporta os espectadores para o fascinante universo do realismo fantástico, utilizando uma linguagem poética e cativante, repleta de animações.

Ainda segundo a Corpo Ancestral, a narrativa nos guia a uma praia onde duas crianças descobrem o benzimento através dos elementos essenciais que serão revelados a quem assistir.

“Entrelaçados a esta estória temos uma caiçara e um Pajé Guarani que revelam suas profundas conexões com sonhos, plantas e rezas. Com animações em xilogravuras e histórias reais, o curta-metragem une realidade e ficção”, revela a diretora e roteirista de “Benzô”, Letícia Andra.

De Sul a Norte

Além de Boiçucanga, o curta-metragem estará em diversos locais de São Sebastião. No 19 de setembro (quinta-feira), às 14h, a exibição será direcionada aos educadores, no Auditório da Secretaria de Educação, no Centro, proporcionando aos coordenadores das escolas públicas a oportunidade de integrar os conceitos do curta-metragem a formação pedagógica.

O curta-metragem também será exibido na Costa Norte, no novo auditório da E.M. Cynthia Cliquet Luciano, na Enseada, no dia 20 de setembro (sexta-feira), às 10h, como parte do projeto audiovisual da escola, que visa registrar a memória local.

Com ênfase em uma cinematografia decolonial [princípios de desconstruções de pontos de vista coloniais], a diretora e roteirista de “Benzô”, Letícia Andra, ressalta que todas as exibições serão seguidas de uma roda de conversa sobre a produção do filme.

“Dialogar com o público após a exibição e trocar percepções acerca do filme dará espaço para um tema que considero muito importante, que é o apagamento cultural, principalmente hoje nesta era digital. É emocionante poder colocar nas telas essas vozes e essas pessoas, além de criar uma ponte para conectá-las aos espectadores, mesmo eles vivendo tão ‘conectados'”, explica Letícia.

Sobre “Benzô”

“Explorar o tema do benzimento no audiovisual é mais do que uma simples produção cinematográfica. É um ato de preservação. Minha avó, uma mulher negra, foi benzedeira e erveira, viveu essa tradição profundamente, mas sua imagem já se desvaneceu. Não tenho nenhuma foto dela, restando apenas a oralidade para manter viva sua memória. Minha filha não sabia o que era benzimento, e foi nesse momento que percebi quanto o silenciamento de nossas histórias pessoais nos impede de acessar nossas riquezas”, revela a diretora Letícia Andra.

O roteiro, segundo Letícia Andra, traz como essência sua escrevivência. “Entender a minha escrita embasada na escrevivência me autoriza a trazer a perspectiva das minorias de uma forma mais íntima, sem estereótipos, conectada com minha própria história. Conceição Evaristo define a escrevivência como uma escrita que surge da vivência e experiência pessoal das minorias, especialmente das mulheres negras, que refletem suas histórias e realidades de forma autêntica e coletiva”, completa a roteirista.

Produção

“Benzô” foi produzido por meio do Edital LPG-SS-SP nº 01/2023, da aplicação da Lei Paulo Gustavo em São Sebastião, através da Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’Anna (Fundass). O filme recebeu o prêmio do ICINE e do Laboratório Cisco de Finalização de Documentários de Curta-metragem do Interior e Litoral de São Paulo, contando com grandes especialistas do audiovisual brasileiro para os tratamentos técnicos finais da obra.

Nas exibições, o projeto conta com a estrutura do Cinema na Kombi, que tem um histórico significativo no litoral norte na promoção de cineclubes e conteúdo audiovisual. Para mais informações sobre o documentário “Benzô” acesse Instragram @benzo_curta_metragem ou @corpo_ancestral.

Equipe “Benzô”

O curta-metragem traz Florinda dos Santos Moraes, Sérgio Karai Macena, Jaciane Jaxuka Mimbi Macena, Kellikis Djera Poty Mirim Macena, Maria Diva e Ronny Santanna. “Benzô” tem Direção Geral, Direção de Arte e Roteiro de Letícia Andra; Produção Geral da Corpo Ancestral; Narração das animações de Adélia Daniel, Dora Andra, Catarina Rocha; Assistência de Direção de Jairo Dojcsar; Montagem de Renato Ihu; Captação de Imagens de Rafael César e Lucas Katumata; Captação de Imagem e Fotografia Still de Swell Nóbrega; Iluminação de Lucas Katumata, Som direto de Rafael César, Assistente de Produção de Campo de Maria Diva, Imagens aéreas de Drone Cambury e Jorge Mesquita; Animação de Priscila Prisco; Ilustração em Xilogravura de Catarina Dantas; e Trilha Sonora; Efeitos Especiais de Funilaria Espacial; Social Media Mariana Silvestre; Intérprete de Libras Talita Fernanda; Legendagem descritiva de Gaia Gonçalves; Audiodescrição de Paula Lousada; Consultoria de acessibilidade de Edgar Jacques.

O documentário contou com a finalização do Laboratório Cisco, com a equipe de Produtores com Coraci Ruiz, Hidalgo Romero e Julio Matos; Coordenação de pós-produção de Lucas Lazarini e Julio Matos; Assistência em pós-produção de João Gabriel S. Luiz; Correção de cor de Pedro Pinho; Desenho de som e Mixagem de Augusta Gui; Produção de Finalização de Bárbara Sodré; Produção executiva para Finalização de Julio Matos e Marcelo Félix; Consultoria  de Distribuição em Festivais de Coraci Ruiz; Consultoria de Produção Executiva de Marcelo Félix; Assistência em Produção de Finalização de Luisa Petrucci; e Estágio em Produção e Produção Executiva de Penera.

Exibições “Benzô”

Classificação: Livre | Duração: 15 minutos | Cidade: São Sebastião

Dia: 31 de agosto (sábado) – Aberto ao público

Horário: Entre 10h e 12h, três exibições durante a Festa da Leitura.

Local: E.M. Profª Guiomar Aparecida Conceição de Sousa

Endereço: R. Tropicanga, 99, Boicucanga

Dia: 19 de setembro (quinta-feira) –

Coordenadores/educadores escolas públicas

Horário: 14h

Local: Auditório da Secretaria de Educação

Endereço: R. Amazonas, 13, Centro

Dia: 20 de setembro (sexta-feira) – Aberto ao público

Horário: 10h

Local: Auditório da E.M. Cynthia Cliquet Luciano

Endereço: R. Castro Alves, 377, Enseada

Fotos: Benzô/Divulgação

Legenda: Além da exibição, quem estiver no lançamento poderá participar de uma roda de conversa com a equipe do filme

 Acesso ao teaser do documentário para download e uso: CLIQUE AQUI

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam