A partir desta terça-feira (3), o Governo de São Paulo oferecerá o curso gratuito do Programa de Desenvolvimento Paralímpico no município de São Sebastião. A formação, voltada para profissionais de educação física, ocorre entre os dias 3 e 6 de setembro, no CAE Pontal da Cruz.
O projeto, que na última semana passou pela zona sul da capital, é uma iniciativa das secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes. Conta com 200 vagas para professores de educação física das redes pública e privada, alunos de graduação do último ano de educação física e profissionais envolvidos com atividades esportivas (clubes, entidades e associações).
Nos quatro dias do curso, os alunos receberão capacitação técnica, teórica e prática de paradesporto em oito modalidades, divididas em duas grades distintas que podem ser escolhidas pelo participante. Os profissionais poderão beneficiar quase 3,9 mil pessoas com deficiência, o que representa cerca de 5,3% da população da cidade do Litoral Norte.
Sobre o programa, Marcos da Costa, secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência destaca: “Integrar pessoas com deficiência no esporte é fundamental para promover saúde, inclusão e integração social. Investir na capacitação de professores e na prática do paradesporto não é apenas incentivar o interesse dos jovens, mas também fortalecer a autonomia e a igualdade.”
Interessados podem se inscrever pelo site paralimpico.com.br ou presencialmente no local do curso no decorrer das aulas, a depender da disponibilidade. Os participantes serão certificados no final da qualificação.
Programa de Desenvolvimento Paralímpico
Criado em 2021, por meio de parceria entre as secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes, o programa já capacitou 8,3 mil profissionais de educação física em mais de 82 etapas pelo Estado de São Paulo. Só em 2023, foram 3,8 mil. São Sebastião será o 24º destino do curso este ano, entre 36 locais previstos.