A Justiça Eleitoral indeferiu na noite desta terça-feira (10) a candidatura do ex-prefeito Juan Garcia para o cargo de prefeito de São Sebastião pelo PSD. A decisão foi motivada por irregularidades fiscais durante seu mandato como prefeito, entre 2005 e 2008, envolvendo gastos pessoais no valor aproximado de R$ 46 mil. Esses gastos incluíam despesas com alimentação, bebidas alcoólicas e vestuário.
O pedido de impugnação da candidatura foi apresentado pela Coligação São Sebastião: Trabalho, Alma e Coração, que tem como candidato o Professor Gleivison. Curiosamente, Dr. Juan apoiou Gleivison na última eleição de 2020. O Ministério Público Eleitoral também apoiou o pedido de impugnação, citando a Lei de Improbidade Administrativa.
Em 2018, Dr. Juan foi condenado a devolver o valor corrigido das despesas e teve seus direitos políticos suspensos, além de uma multa de 12 vezes o valor de seu subsídio. A lei prevê inelegibilidade por oito anos a partir da condenação, o que afeta sua tentativa de retorno ao cargo de prefeito.
A disputa em São Sebastião segue acirrada, com a incerteza jurídica ao redor da candidatura de Dr. Juan trazendo novas dinâmicas para a corrida eleitoral. Dr. Juan vai recorrer da decisão e já afirmou que confia que reverterá a decisão e mantém sua campanha nas ruas normalmente, inclusive confirmou presença no debate desta noite na TV Band Vale, a partir das 22:30hs com os candidatos a prefeito de São Sebastião.