“Festival Dança e Movimento” de Ilhabela tem cinco espetáculos gratuitos no Centro Cultural da Vila neste fim de semana

dança e movimento ilhabela (1)

A 25º edição do “Festival Dança e Movimento” de Ilhabela está com cinco espetáculos gratuitos de três grandes companhias artísticas e de renome nacional neste fim de semana. São Paulo Companhia de Dança, com sua excelência técnica e artística, Gumboot Dance Brasil, com sua dança percussiva, e a Giro 8 Companhia de Dança, trupe do estado de Goiás e estreante no festival, se apresentam no Centro Cultural da Vila, o espaço com maior capacidade de público de todo o evento.

Na sexta-feira (20), às 20h, a Cia Gumboot Dance Brasil apresenta “Elevados” que mostra o percurso de uma menina negra que decide caminhar por longas distâncias, atravessando mundos para chegar ao topo da montanha e dançar para os deuses da chuva. O Gumboot é uma técnica de dança popular sul-africana que surgiu entre os trabalhadores das minas de ouro e carvão de Durban e Joanesburgo. É caracterizada pela batida das botas de borracha, produzindo sons e coreografias executadas com os pés e as mãos.

No sábado (21), também às 20h, a “São Paulo Companhia de Dança”, traz três espetáculos em sequência.  “Ver o Ar Ouvir o Verão” é uma tentativa de coreografar o ar, uma partitura coreográfica criada por Eduardo Fukushima a partir de sua pesquisa com práticas corporais chinesas e japonesas, entrelaçando questões da dança contemporânea e da performance, a partir de múltiplas referências.

“Pas de Deux de O Corsário”, coreografia da São Paulo Companhia de Dança a partir do original de 1858 de Marius Petipa (1818-1910), é o segundo ato da obra e apresenta o virtuosismo técnico dos intérpretes. “Agora” explora a palavra tempo em seus possíveis significados: musical, com dinâmicas e sonoridades; cronológico, com lembranças e expectativas; temperatura, com diferentes graus e intensidades. A coreógrafa esculpe os movimentos no corpo de cada bailarino a partir dos ritmos musicais da trilha composta por Sebastian Piracés, que utiliza bateria e elementos de percussão afro-brasileiros, misturados ao rock contemporâneo e ao canto. A obra recebeu o Prêmio APCA de Melhor Coreografia de 2019.

Já o domingo (22) começa cedo, às 19h, com “Cerrado Mundo Mágico”, da Giro 8 Cia de Dança. Esse é o primeiro espetáculo infantil e sexto da premiada companhia. Em um cenário lúdico e imaginário, ambientado com projeções de vídeo, a obra se desenvolve a partir da perspectiva de apresentar o cerrado e seus animais em meio à luta pela sobrevivência causada pelas queimadas, trazendo uma reflexão sobre o cuidado com o meio ambiente.

O “Festival Dança e Movimento” congrega diversas linguagens artísticas e é considerado o maior festival de dança do Litoral Norte de São Paulo.  Este ano o festival faz parte da programação dos 219 anos de emancipação político- administrativa de Ilhabela, que dispõe de uma série de eventos culturais e esportivos que começaram em agosto e prosseguem até o final de setembro deste ano.

O Centro Cultural da Vila está localizado na Rua da Padroeira, n° 140, Vila (Centro Histórico). Para conferir a agenda completa, o endereço e os horários de todas as apresentações do festival, acesse o link: pesnochao.org.br/agenda/

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam