A comunidade do Sertão de Barra do Una, na Costa Sul de São Sebastião, teve motivos para comemorar, no último sábado, quando o prefeito Felipe Augusto entregou a nova Ponte do Pielo. Construída com estrutura metálica e madeira, a nova passarela será usada pelos moradores que precisavam dar uma volta de quase um quilômetro para chegar à escola e unidade de saúde.
A antiga estrutura havia sido arrastada pelo rio Una na catástrofe de 19 de fevereiro de 2023 e o município aguardou a liberação de recursos da Defesa Civil Federal para a reconstrução de quatro pontes afetadas.
Agora, com a ponte nova instalada, o motivo de comemoração é duplo, pois ela é reforçada com a estrutura metálica e foi fixada a um nível mais alto do rio, o que também beneficiou pescadores e moradores de dependem do turismo náutico.
Débora dos Santos, 37 anos, é mare de um garoto de 2 e conta que por duas vezes quase não foi atropelada por caminhões quando andava de bicicleta. “O caminho era mais longo, estreito e escuro. Agora estou feliz e mais segura”.
Dona Sonia Aymar mora há 10 anos na região e também lembra da dificuldade que enfrentou. “Estava muito perigoso porque a escola e a unidade de saúde ficam depois da rodovia (Rio-Santos) e a volta era grande. Agora temos uma ponte reforçada para a gente que precisa passar a pé ou de bicicleta”.
Com tem 37 metros de extensão, 2,2 metros de largura, nova edificação não poderá ser utilizada por veículos de quatro rodas ou motociclistas, por isso, serão colocados dispositivos de segurança no trecho para salvaguardar a vida dos usuários.
O prefeito Felipe Augusto destacou a importância e a preocupação que tinha na recolocação da ponte para a comunidade. “É uma satisfação estar aqui, agradecer a Deus pelas oportunidades que nós temos. Muito importante inaugurar essa ponte que marca a história das pessoas que ajudaram a comunidade”, disse citando Manoel Benedito dos Santos, o ‘Pielo’, que recebeu a homenagem oficialmente.
Ele era caseiro de uma residência a poucos metros da ponte e virou referência para os usuários que orientavam descer no ponto do Pielo até que se transformou na Ponte do Pielo. A família marcou presença e recebeu uma placa em homenagem.