Ubatuba vai ficar mais segura: a cidade está iniciando os trabalhos da nova central de videomonitoramento. Quatro das dez câmeras que o contrato contempla na primeira etapa já foram instaladas na última semana e aguardam início do funcionamento da central para captação (transmissão) – o que deve acontecer até sexta-feira (11).
Inicialmente, os locais contemplados ficam na região central: calçadão, rua Dona Maria Alves (próximo à Prefeitura), Praça 13 de Maio e avenida Iperoig (cruzamento com a rua Liberdade).
Cada câmera tem alcance de até dois quilômetros de distância, o que deve inibir essas ações de vandalismo e perturbação do sossego que a cidade vem registrando, pois o sistema vai funcionar 24 horas por dia sete dias por semana.
“O sistema contará com reconhecimento facial (600 metros) e as câmeras serão integradas também ao sistema da Polícia Militar e Polícia Civil para trabalho conjunto, que possibilitará leitura de placas, (comunicação com o serviço do Muralha Paulista e Sistema Córtex do Ministério da Justiça do Governo Federal), pois detecta e reconhece automaticamente as placas que estiverem cadastradas como caráter geral ou veículos utilizados em situação criminal”, explicou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Alexandre Napoli.
O contrato vai contemplar, no total, a instalação de 68 câmeras, porém, a sala de videomonitoramento estará preparada para receber imagens de até 400 câmeras.
“Nós estamos investindo bastante em segurança. Estamos instalando as câmeras do Centro de Operações Integradas (COI), que vai inibir a ação de pessoas que vem para Ubatuba para tumultuar. Agradeço o empenho da Secretaria de Segurança para, após vários entraves burocráticos, tirar isso do papel”, finalizou a prefeita Flavia Pascoal.