Ação de sustentabilidade na 12ª Copa Brasil de Vela: mais de 20kg de lixo retirados das praias de Ilhabela

f83d7df265e02734bc1fe8262348eb64

Velejadores da 12ª Copa Brasil de Vela e seus familiares, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ilhabela e o instituto VIVA Verde e Azul, realizaram, na manhã desta quinta-feira (17), uma ação de limpeza nas praias do Pequeá, Saco da Capela e Engenho D’Água, removendo mais de 20kg de lixo.

Os resíduos coletados consistiram principalmente em plásticos, pequenos fragmentos de vidro, metais e bitucas de cigarro, que foram devidamente encaminhados ao Centro de Triagem Municipal “Nega Malu”, para destinação ambientalmente correta.

Além da coleta, a CBVela destacou a importância da integração entre o esporte e a agenda ambiental. Os alunos foram incentivados a reduzir o uso de garrafas descartáveis, optando por bebedouros e garrafas reutilizáveis, promovendo a conscientização sobre a necessidade de reduzir a geração de resíduos plásticos.

O Guia de Aviso de Regata, que rege a competição, reforça esse compromisso ao proibir o descarte de resíduos no mar, uma regra internacional que prevê penalizações aos infratores, evidenciando o compromisso da competição com práticas sustentáveis.

Palestra sobre biodiversidade marinha e doação de mudas

Durante a ação, o Instituto VIVA Verde e Azul promoveu a palestra “Ilhabela, mar de baleias, golfinhos e cia”, ministrada pela Sra. Mia Morete, que reforçou o compromisso com a preservação ambiental, e destacou a importância da biodiversidade marinha e a necessidade de conservar os ecossistemas locais, conscientizando os participantes sobre a riqueza natural de Ilhabela e as práticas sustentáveis.

Em complemento, um estande de doação de mudas em frente à Escola de Vela, promovido pelo Viveiro Municipal Aroeira, distribuiu cerca de 200 mudas de espécies nativas. A Engenheira Florestal e Secretária Municipal de Meio Ambiente, Kátia Freire, ressaltou a relevância dessas iniciativas para a preservação ambiental em Ilhabela: “A cidade de Ilhabela tem mais de 94,6% de área verde preservada e está cercada de vida marinha abundante. Esse ativo precisa ser conservado e por isso a Prefeitura de Ilhabela estará sempre presente nas ações ambientais. O lixo da praia que retiramos na ação não é apenas um resíduo, pois no mar ele pode envenenar os animais e até sufocar tartarugas que confundem plástico com algas marinhas”, enfatizou.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam