Nesta quarta-feira (23), a Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura realizou uma reunião para tratar de deveres e responsabilidades dos proprietários de restaurantes do município que oferecem pratos que envolvam pescados e frutos do mar em seus cardápios. Representantes da Polícia Militar Ambiental Marítima do Estado de São Paulo também participaram do evento.
A reunião aconteceu no auditório da escola Padre José de Anchieta e o objetivo foi esclarecer dúvidas e reforçar as normativas que regem a fiscalização desse segmento de comércio em Ubatuba. Um dos principais pontos levantados foi a importância da fiscalização das origens da pesca comercializada.
“A expectativa é que, por meio da colaboração, possamos encontrar soluções e fortalecer a parceria entre os empresários do setor e a Polícia Ambiental Marítima, promovendo um comércio de pesca mais sustentável e responsável”, comentou o assessor da Diretoria de Gestão de Bens Produtivos, Fausto Ferrarias.
De acordo com a Secretaria de Pesca, o evento levantou a possibilidade de adoção de práticas que respeitem os limites de captura do pescado, garantindo a preservação das espécies e do ecossistema marinho, além de garantir a legalidade e a rastreabilidade dos produtos, equilibrando o desenvolvimento econômico do setor com a conservação dos recursos naturais para o futuro.