Chuva e ventos fortes provocaram estragos em Caraguatatuba, entre quinta (24) e sexta-feira (25). Uma das ocorrências chama atenção e foi registrada por câmeras de segurança.
A queda de uma árvore de grande porte, que ficava dentro de uma casa que, com o vento forte, caiu sobre o muro, que ficou destruído e a rua teve que ser interditada.
O caso aconteceu na avenida Ermelinda Araújo de Lima, no bairro Massaguaçu, por volta das 22h40 desta quinta-feira (24). A via foi liberada por volta das 8h30 desta sexta (25).
O proprietário da casa contou que chegou a pedir a retirada da árvore, mas, como ela estava dentro de sua casa, o serviço não cabia à prefeitura.
O homem ficou com medo de a árvore cair sobre a casa, onde também moram crianças, ou sobre algum pedestre na rua. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Além desta, outras quatro árvores tiveram quedas registradas em Caraguatatuba desde quinta-feira (24), sendo três na Costa Norte e duas na Costa Sul.
Por conta da condição, a Defesa Civil de São Paulo chegou a emitir um alerta para a possibilidade de ressaca marítima e ventos de até 90 quilômetros por hora em todo o Litoral Norte.
Segundo a Defesa Civil de Caraguatatuba, o alerta se mantém para este fim de semana.
“Cidade segue em alerta. A recomendação é para as pessoas ficarem em casa, longe de árvores, para evitar esse tipo de acontecimento”, afirma o secretário de Mobilidade Urbana e Proteção à Pessoa de Caraguatatuba, Marcel Giorgeti.
Monitoramento
A Defesa Civil de Caraguatatuba está monitorando a cidade por conta das chuvas e ventos ocorridos desde a noite de quinta-feira (24/10), conforme previsão do Estado.
Os ventos chegaram a atingir até 90 km/h e os acumulado de chuvas não passaram de 10 milímetros em 24 horas em todas as estações pluviométricas. A previsão é de que os ventos ainda continuem.
Segundo a Defesa Civil, foram registradas quedas de oito árvores, sendo seis na região Norte (Massaguaçu, Verde Mar e Park Imperial), uma no Indaiá e outra no Sumaré, na região Central. Ninguém se feriu. As equipes da Secretaria de Serviços Públicos estão ajudando na desobstrução das vias.
Parte da estrutura de uma tenda extra do Empreenda Caraguatatuba sofreu avarias e as equipes já estão ajustando para restaurá-la.
Na Educação, esta semana é de recesso escolar nas escolas do Ensino Fundamental. Já os Centros de Educação Infantil (CEIs) estão funcionando normalmente hoje, mesmo com alguns bairros ainda sem energia.
As Unidades Básicas de Saúde estão funcionando de forma parcial. Apenas os serviços que dependem de energia foram interrompidos até o completo estabelecimento da energia. Estão com atendimento parcial as Unidades do Sumaré, Rio do Ouro, Jaraguazinho, Casa Branca, Jetuba e Massaguaçu.
A Secretaria de Saúde optou por suspender a vacinação nesta sexta-feira (25), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), dos bairros Sumaré, Casa Branca, Getuba, Rio do Ouro e Jaraguazinho, para que não haja perda das doses, por conta da instabilidade da energia elétrica. Desta forma, as vacinas estão sendo transportadas para UPA Centro que conta com um gerador de energia e na terça-feira (29), serão devolvidas às Unidades. A previsão é que na quarta-feira (30), o atendimento seja normalizado. Lembrando que segunda-feira (28) é ponto facultativo do Dia do Servidor Público.
Além disso, a sede da Secretaria de Saúde que fica no bairro Jaraguazinho teve o atendimento suspenso nesta sexta-feira, por conta da falta de energia.
EDP reforça equipes em campo em Caraguatatuba
A EDP informa que, em virtude das fortes chuvas acompanhadas de ventos de até 90km que atingiram a cidade de Caraguatatuba desde ontem a noite, reforçou as equipes e segue mobilizada para o atendimento de mais de 120 ocorrências.
Entre os bairros mais atingidos estão: Massaguacu, Rio do Ouro, Martins de Sá e Casa Branca.
Os principais reparos estão relacionados a queda de galhos, árvores e lançamento de objetos sobre as redes elétricas, que demandam maior tempo de trabalho das equipes por conta da complexidade.
Vale destacar que, em situações com grande volume de ocorrências como esta, a EDP atua com priorização no atendimento, primeiramente à hospitais, postos de saúde, escolas, creches, serviços essenciais, casos que possam oferecer risco à vida e ocorrências com grande volume de consumidores impactados.
Parte dos trabalhos é realizada em parceria com órgãos municipais, Defesa Civil, e o tempo de reparo das ocorrências varia de acordo com a dimensão dos danos em cada caso.
A companhia reforça as recomendações sobre segurança para que a população jamais se aproxime de cabos partidos ou de fios caídos. No caso de qualquer ocorrência com a rede elétrica, a EDP pode ser acionada por meio dos canais de atendimento:
– Site: www.edp.com.br
– Aplicativo EDP Online
– WhatsApp (11) 93465-2888
– Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0123
Sabesp
A Sabesp informa que o abastecimento em Caraguatatuba poderá ser afetado nesta sexta-feira (25), devido a uma interrupção no fornecimento elétrico, que aconteceu nos Sistemas de Abastecimento Porto Novo e Palmeiras Norte, Guaxinduba e Massaguaçu. A previsão da EDP é que a normalização ocorra até as 13h30. É importante o uso consciente do volume de caixas-d’água dos imóveis e, se possível, a reserva até que o sistema de distribuição esteja em operação integral, o que deve ocorrer apenas durante a noite de hoje. Os imóveis residenciais que possuem caixa-d’água com reservação para no mínimo 24 horas de consumo, como determina o Decreto Estadual 12.342/78, devem sentir menos as intermitências no abastecimento. A Sabesp destaca que está adotando todas as medidas para minimizar possível impacto no abastecimento. Para registrar ocorrências ou fazer solicitações, os clientes podem entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800 055 0195 (chamada gratuita) ou acessar a Agência Virtual no site www.sabesp.com.br.
Em caso de emergências, acione a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Com G1