Somente até o mês de outubro deste ano, a Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) de São Sebastião coletou 1.817 quilos de lixo eletrônico, o que já supera os 1.790kg coletados em todo o ano de 2023.
O programa E-lixo tem como objetivo realizar a correta destinação de objetos eletrônicos que estão obsoletos, apoiando também a inclusão digital ao trocar esses resíduos por computadores que serão destinados para instituições sem fins lucrativos que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Além de fazer a coleta dos lixos eletrônicos, os funcionários da SEMAM também realizam um trabalho de conscientização em escolas e instituições do município, no início desta semana, terça-feira (22), foi realizada uma visita ao Projeto Cidadão Criança, onde foi realizada uma palestra e atividades de cunho ambiental.
“Incentivar as crianças a ter boas práticas ambientais é fundamental, pois quando elas voltam para casa depois de falar com a gente, ensinam aos pais sobre o que aprenderam”, afirmou o chefe de Divisão, Silvio Peres. Ainda conforme ele, “ganhar as mudas de plantas nativas em troca do lixo eletrônico que elas mesmas juntaram é um ótimo incentivo”, concluiu ele.
Locais de coleta de lixo eletrônico
Para entregar os eletrônicos, os munícipes devem ir até a SEMAM ou, em caso de grande volume de objetos, agendar uma retirada por meio do telefone (12) 3892-2797 ou do e-mail socioambiental.semam@saosebastiao.sp.gov.br.
Além da secretaria, algumas instituições parceiras também aceitam o E-Lixo. São elas:
Kaaysá Art Residency (Estrada do Cascalho, 1.670 – Boiçucanga), Maresiastur (Avenida Dr. Francisco Loup, 500 – Maresias), Amo Paúba (Rua Maria Moreira do Espírito Santo, 116 – Praia do Paúba) e Sociedade Amigos de Toque-Toque Pequeno, Sapeque (Rua Doutor Yojiro Takaoka, 1.236 – Toque-Toque Pequeno).
Para pilhas e baterias, o município conta com mais de 30 pontos de coleta espalhados por toda a sua extensão. As regionais, postos de saúde, escolas municipais e alguns comércios também recebem esses resíduos.