400 toneladas de café especial são exportados para Europa pelo Porto de São Sebastião em barco à vela

Carga Café Porto (1)

Uma carga especial de café orgânico sairá na próxima quinta-feira (14) pelo Porto de São Sebastião em direção ao porto de Le Havre, na França. São cerca de 400 toneladas do produto que fará uma ‘viagem’ um pouco mais especial e com pegada ambiental, pois serão levadas em uma embarcação à vela, muito menos poluente.

A movimentação da carga é uma parceria entre FAFCoffees, a Belco e a TOWT que fazem a primeira exportação de café especial para Europa neste tipo de barco, sem motor e com energia solar, trabalhando com emissão zero de carbono e sem poluir o oceano.

A embarcação Artemis tem comprimento total de 81 metros, largura de 12 metros. O prazo de viagem é estimado em 20 dias e a embarcação segue com uma tripulação de pelo menos oito pessoas.

A carga veio de Fazenda Ambiental Fortaleza, localizada no município de Mococa, no interior paulista em cerca de 40 caminhões. A fazenda trabalha com uma média de 80 variedades de café orgânico.

O navio Artemis deve atracar no Porto de São Sebastião já na segunda-feira (11) quando começa a operação de carregamento. Ele já se encontra pelo canal de São Sebastião. A partida em direção à Europa (França) está marcada para as 12h de quinta-feira. Também devem ser embarcadas 10 toneladas de cacau especial para aa indústria de chocolate da Europa.

O proprietário da FAFCoffees, Marcos Croce, comenta que esse embarque é emblemático porque começa desde o plantio de café que segue toda uma pegada ambiental e segue para sua exportação e distribuição na França, que também tem essa preocupação com o meio ambiente.

‘Nossos produtores plantam o café de montanha nos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais e  São Paulo, tendo toda essa preocupação com a qualidade sensorial, solo orgânico do princípio ao fim do processo”.

Por isso, a escolha de uma embarcação totalmente com essa pegada ambiental e o embarque pelo Porto de São Sebastião, localizada na região que o empresário considera a mais bonita do país e sem perder para outros lugares no mundo.

“Quando iniciamos o processo de exportação, a empresa logo entendeu a importância de utilizar uma embarcação que segue tudo aquilo que acreditamos, pois cada um é importante para que a mudança ambiental ocorra e 10 anos, como se prevê, passa rápido”, frisou Croce.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias