Os quatro quilombos de Ubatuba estão entre as comunidades retratadas por 33 fotos que compõem a exposição “RasTREando nossas origens”, inaugurada na última segunda-feira, 11, na sede do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
As imagens foram feitas em comunidades atendidas pelo Programa de Inclusão Político-Eleitoral da Justiça Eleitoral paulista, que busca facilitar o acesso ao voto de pessoas que vivem em regiões remotas.
A mostra fotográfica foi aberta ao público neste mês da Consciência Negra. Painéis com depoimentos e fotos de servidores que têm ancestrais quilombolas, em que contam as histórias de suas famílias, também podem ser apreciados na exposição.
A presidente da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart, Thaila Brito, ficou lisonjeada pelo reconhecimento e sensibilidade do TER-SP, com a inserção e representatividade dos quilombos da cidade no projeto. “A cultura dos quilombos em Ubatuba é uma herança essencial para a identidade da cidade. Os quilombos preservam saberes, tradições, danças e práticas de subsistência que destacam a influência africana na história local e nacional, valorizando a relação com a terra e o meio ambiente”, afirmou. Ela ainda completou, reconhecendo “a importância do olhar inclusivo e que conscientiza a comunidade quilombola a exercer sua cidadania. De certa forma, esperamos que a política pública continue buscando meios de cada vez mais consolidar essa participação”.
O acervo pode ser visitado pelo público das 12h às 18h, até 31 de janeiro. A sede do TRE-SP fica na rua Francisca Miquelina, 123, térreo.
Dados das Eleições
Nas eleições municipais de 2024, pela primeira vez os candidatos e candidatas puderam se identificar como quilombolas. De acordo com o TER, no estado de São Paulo, foram 299 candidatos, com um deles, inclusive, eleito como vereador em Ubatuba: Pastor Sérgio Alves (autodeclarado quilombola: https://www1.folha.uol.com.br/poder/eleicoes/candidatos/2024/sp/vereador/pastor-sergio-alves-250001928357.shtml )
Desde o início do Programa de Inclusão Político-Eleitoral do TRE-SP, em 2022, já foram atendidas 132 comunidades em todo o estado, sendo 15 quilombos, 72 aldeias indígenas, 43 assentamentos rurais e 2 comunidades caiçaras. O projeto, coordenado pela Secretaria de Planejamento Estratégico e de Eleições (Seplan) do TRE-SP, permitiu que moradores dessas comunidades pudessem tirar o título pela primeira vez ou regularizar a situação eleitoral.
As equipes envolvidas no projeto também fazem o mapeamento dessas comunidades e a identificação da necessidade de ações de educação eleitoral, instalação de seções eleitorais nos locais com acesso mais difícil ou providências para fornecimento de transporte no dia da eleição.