Ubatuba mantém sua presença no ranking quando o assunto é estar entre os destinos mais procurados para viagem. Após ser apontado como um dos locais mais buscados por brasileiros na região sudeste em setembro de 2024, a cidade lidera a lista dos cinco destinos brasileiros mais procurados pelos viajantes para o feriado prolongado da Proclamação da República, em 15 de novembro, segundo levantamento feito por uma plataforma de hospedagem – Booking.com.
Atrás de Ubatuba estão Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Guarujá (SP) e Búzios (RJ). Os dados reforçam a preferência dos brasileiros pelas praias do Sudeste, que começam a atrair mais visitantes com a chegada do verão.
Para a Capital do Surfe, a busca por acomodações representa um aumento de 57% em comparação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com a Secretaria de Turismo de Ubatuba, a expectativa de para este feriado é de grande movimento, principalmente, por ser o único feriado prolongado do segundo semestre.
“Os estabelecimentos comerciais, hotéis, restaurantes, pousadas estão se preparando. Temos registrado uma boa ocupação todos os finais de semana dos últimos meses, mas para o feriado do dia 15 a expectativa ainda é além do que estamos tendo”, afirmou o secretário de Turismo de Ubatuba, Bruno Oliveira.
Recomendações
Quem desejar ou já estiver com a reserva a postos para visitar a cidade deve se atentar a algumas dicas muito importantes para curtir o feriado em segurança.
O comandante do Gbmar em Ubatuba, tenente Eduardo Motta, reforça a importância de o banhista verificar o local que vai entrar no mar, buscar orientação com um guarda-vidas e ficar atento às orientações e advertências sonoras do profissional.
“Redobrem a atenção e lembrem-se: bebida alcoólica e praia não combinam, pois potencializa o risco de afogamento. Cuidado ao tirar selfies em costeiras para não escorregar, ali funcionam as chamadas correntes permanentes arrastam para o fundo”, alertou Motta.
A recomendação é que os turistas liguem previamente para o Gbmar e consultem qual o melhor local para banho, bem como as praias que estão guarnecidas pelo Corpo de Bombeiros pelo telefone (12) 3833-5373.
Praias
De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (Gbmar) é muito importante observar o local antes de entrar no mar, conversar com um guarda-vidas e, também, ficar atento às advertências sonoras do profissional.
Entre as principais recomendações estão: ficar atento ao mar e às sinalizações da praia; boias e objetivos flutuantes geram falsa sensação de segurança e podem ocasionar afogamentos; álcool e mar não combinam; cuidado redobrado com as crianças na praia.
Cachoeiras
Em toda a extensão da cidade existem lindas cachoeiras, cada uma com sua beleza peculiar e níveis de dificuldade de acesso. Inclusive a maior cachoeira do Estado e a 7ª maior do Brasil, com cerca de 180 metros de altura, chamada Cachoeira da Água Branca, está localizada na região sul de Ubatuba.
Para evitar acidentes e preservar o meio ambiente é fundamental tomar todos os cuidados durante a visita.
A Secretaria de Turismo de Ubatuba elencou algumas recomendações aos visitantes:
- Informe-se sobre o local que você deseja visitar: se é área de Parque Estadual, particular ou pública e respeite as regras de visitação;
- Quer conhecer a história do local, os horários para visitação e ter segurança durante a atividade? Contrate uma agência de turismo cadastrada, que fornecerá guia de turismo experiente;
- Leve água, protetor solar, repelente, calçados adequados para trilhas e seus remédios de uso contínuo;
- Respeite a natureza: não deixe lixo nas trilhas, nas cachoeiras, não faça fogueiras e mantenha os rios limpos;
- Cuidado ao nadar: antes de entrar na água, avalie as condições de correnteza e profundidade. Esteja ciente de possíveis perigos, como rochas submersas;
- Evite visitações em épocas de chuva intensa: em períodos de chuva, as trilhas podem ficar escorregadias e os rios podem subir rapidamente;
- Informe-se sobre as condições das trilhas antes de iniciar sua aventura;
- Cuidado com as selfies, escolha lugares seguros para tirar sua foto de recordação;
- Respeite as Comunidades Tradicionais e os moradores locais;
- Deixe sua caixinha de som em casa e aproveite o som da natureza.