Prefeitura de São Sebastião inaugura Rancho dos Pescadores do Araçá

rancho

Na tarde de quarta-feira (13), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), inaugurou o Rancho dos Pescadores do Araçá “Rael de Souza Ramos”, no bairro Varadouro. O espaço é o 12º rancho entregue durante a atual gestão.

A quarta filha de Rael Ramos, Rhaiane Ramos, fez um discurso emocionado ao relembrar a história do pai com a comunidade do Araçá. “Meu pai sempre foi uma pessoa que acreditou no poder da comunidade e da coletividade, e estar com vocês trazendo e discutindo ideias para a Associação trouxe esperança para ele em dias difíceis”.

Cerca de 20 pescadores serão beneficiados pelo espaço que homenageia Rael Ramos, primeiro presidente da Associação de Pescadores e Comunidade Tradicional da Baía do Araçá (Apeco). O rancho mede 5 metros de largura por 10 metros de comprimento e conta com uma rampa de acesso e ponto de luz interna e externa.

O prefeito Felipe Augusto utilizou de seu discurso para reforçar a importância da comunidade tradicional caiçara para o município e o seu compromisso para com eles. “Todas as comunidades que integram a história de São Sebastião precisam ser preservadas, cuidadas e eternizadas”, afirmou.

O homenageado

Rael de Souza Ramos, natural de Leopoldina (MG), chegou a São Sebastião no início dos anos 70, com seus pais e irmãos e foi morar no bairro do Varadouro, onde teve contato com a cultura caiçara, residindo no quintal de uma das primeiras moradoras do bairro, dona Petronília Julia de Oliveira, família da qual logo se tornaria participante ao casar-se com sua neta primogênita, Rosa Maria de Oliveira, com a qual teve cinco filhas.

Sempre preocupado com a comunidade, se tornou presidente da primeira Associação de Amigos de Bairro, buscando melhorias que resultassem no aumento da qualidade de vida, motivo pelo qual se candidatou algumas vezes à vereança e se tornou sócio-fundador e presidente da Apeco, que tem o intuito do resgate e preservação da cultura caiçara.

Outras informações

A SEMAM realiza visitas aos ranchos de pescadores artesanais do município periodicamente e ratifica seu compromisso com os pescadores artesanais. Para obter mais informações ou esclarecer dúvidas é possível entrar em contato pelo telefone (12) 3892-2797.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias