Ubatuba é um paraíso de belezas naturais. Uma de suas principais atrações de ecoturismo são as trilhas, entretanto, infelizmente, muitas pessoas não respeitam a legislação quando se trata de acampamentos irregulares. Por isso, no último feriado de 15 de novembro, a Secretaria de Turismo de Ubatuba organizou uma operação conjunta na Trilha das Sete Praias visando coibir esse tipo de ação irregular.
Estiveram presentes a Polícia Militar (atividade delegada), Companhia Municipal de Turismo (Comtur) e uma guia de turismo representando a categoria de guias de turismo de Ubatuba.
Segundo a Setur, a atividade foi realizada com sucesso. Houve monitoramento com apoio dos guias de turismo de Ubatuba durante todo o feriado e não houve nenhum indício de camping no período. Não foram registradas práticas de camping irregular na praia do Cedro nem na praia Deserta, que são as praias bastante procuradas para essa atividade ilegal.
“Essa demanda contra o campismo em áreas ambientalmente frágeis é algo que temos já há tempos e está sendo executada conforme lei”, explicou o secretário adjunto de Turismo, Rodrigo Andrade.
A fiscalização do campismo selvagem tem como base o Decreto Estadual 52.388, de 13 de fevereiro de 1970, que proíbe o camping selvagem e o churrasco nas praias em todo o litoral do estado, e a Lei Municipal número 1360, de 27 de maio de 1994.
“O Camping em áreas públicas das praias não é permitido por lei, pois causa agressões ambientais, tais como corte de lenha, fogueiras etc. Também causa poluição através das necessidades sanitárias e do lixo, que geralmente são descartados de forma irregular, além da poluição visual. São muitos os problemas ambientais e turísticos com acampamentos em locais sem infraestrutura. A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo, recomenda aos amantes do camping que procurem locais devidamente regulares para a prática, com alvará e Cadastur”, alertou Andrade.
Ele ainda complementou, sugerindo que, sempre seja feito o contato com as Comunidades Tradicionais para que a experiência seja diferenciada. “Com isso, o passeio será muito mais seguro e proveitoso, e você evita de correr o risco de ter seus acessórios e equipamentos apreendidos em uma possível fiscalização”, complementou.
Guias de Turismo
A Setur ainda destaca que, embora haja muita facilidade em conhecer os atrativos turísticos, como trilhas, a prefeitura reforça que a contratação de guia de turismo é indispensável para ter uma experiência com segurança e tranquilidade.
Em Ubatuba são 38 pontos de trekking, dentre eles, trilhas em área de Unidade de Conservação, como o Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Picinguaba, onde é obrigatório a contratação de monitor ambiental credenciado, para acessar, por exemplo o atrativo Cachoeira da Água Branca.
“Gostaríamos de ressaltar novamente a importância da contratação de uma agência regularizada e de guias de turismo aptos a exercer essa atividade, com profissionalismo e competência, garantindo a segurança das pessoas na condução das trilhas”, alertou Andrade.
Segurança e Infraestrutura
Para garantir uma boa experiência aos visitantes, a Setur esteve presente na Trilha das Sete Praias no mês de outubro, realizando manutenções, com o apoio da Defesa Civil do município, da Comtur e dos guias de turismo. Foram feitas a retirada de árvores caídas que estavam obstruindo o local e melhorias nas condições da trilha.