Prefeitura entrega Centro de Combate a Endemias e novo SAMU em São Sebastião

inauguração samu

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), inaugura na terça-feira (26), o novo Centro de Combate a Endemias (CCE), junto às novas instalações da base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na Costa Norte à avenida Emílio Granato, 6.288, no Canto do Mar.

Segundo a SESAU, o SAMU já tinha uma base na Costa Norte à Avenida Olavo Bilac, 198, no mesmo bairro, mas agora está sendo transferida para novo endereço.

No local, o SAMU contará com uma ambulância Unidade de Suporte Básico (USB), com equipe composta por um condutor socorrista e um técnico de enfermagem socorrista, que seguirão atendendo ocorrências na região norte.

A diretora do SAMU, Sheila Rezende, avalia que a mudança irá proporcionar ainda mais conforto aos funcionários da unidade.

“Esta transferência reforça o compromisso desta atual gestão em garantir melhores condições de trabalho para as equipes de saúde, mantendo a agilidade e eficiência no atendimento na Costa Norte. Temos agora um espaço mais amplo e confortável para os profissionais, que contarão com salas para treinamento, reuniões e estudos equipadas com tecnologias que permitem a atualização constante por meio de programas específicos de capacitação continuada. Essa mudança otimiza a logística de atendimento às emergências e eleva o nível de preparação técnica das nossas equipes, refletindo diretamente na qualidade do serviço prestado à comunidade”, avalia a diretora.

De acordo com a Secretaria de Obras (SEO), durante a obra foram construídas quatro salas e criado um espaço para ambulância. A entrada foi readequada com rampa e guarda-corpo. Ocorreram também adequações nos banheiros e pintura geral.

CCE

Já o Centro de Controle de Endemias contará com três salas, um almoxarifado, uma recepção, uma cozinha e dois vestiários, sendo um feminino e outro masculino, todos equipados com chuveiro e demais instalações para melhor conforto dos funcionários.

Uma dessas salas é para o grupo de Informação Educação e Comunicação em Saúde (IEC). O IEC terá como foco o trabalho junto a estudantes no Projeto Agente de Combate a Endemias Mirim, que será iniciado nas escolas públicas municipais da Costa Norte, logo após a inauguração.

As outras duas salas serão destinadas para a equipe de campo e coordenação. Nesta nova base, ficarão instalados 12 agentes de endemias.

O diretor de Vigilância em Saúde, Giuliano Oliveira, avalia que as novas instalações irão otimizar os trabalhos voltados a endemias na Costa Norte.

“Este novo espaço contribuirá para que estas ações sejam feitas de forma mais rápida e efetiva.  Além do que, este novo prédio possui um amplo espaço, que também será utilizado para capacitação dos agentes de endemias”, informa Giuliano.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias