A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebe, a partir desta terça-feira (19), a exposição Re(existências) Contemporâneas, em cartaz no Espaço Cultural V Centenário. As obras de 14 artistas foram reunidas na mesma coletânea e buscam representar a transformação e adaptação constante que as pessoas estão submetidas na atualidade. A partir disso, são discutidos temas como identidade, minorias, tecnologia e meio ambiente.
Curador da exposição, José Lisboa conta que é o terceiro ano que realiza o trabalho dentro da Assembleia e afirma que os artistas ficam livres para mesclar diversas técnicas. “Eles misturam aspectos da pintura, colagem, objetos tridimensionais e pinturas digitais. Cada um vai expondo seus trabalhos de acordo com suas ideais e criatividade”, afirma.
Olhares
A artista fotográfica Claudia Jorge, uma das organizadoras da exposição, explica que os artistas se juntaram coletivamente para decidir o tema e o nome da coletânea e, a partir disso, começaram a trabalhar nas produções. “Cada um foi chegando por uma via e por uma motivação diferente. Essa diversidade também forma a beleza do grupo”, pontua.
Entre os expositores estão jovens, alunos, professores e pós-graduandos de universidades. Renata Lima, uma das expositoras, defende que a mostra convida o público a discutir temas e unir olhares. “Ir à exposição e olhar cada poética de cada artista é uma ótima forma de olhar a contemporaneidade de uma forma que cada um tenha o seu lugar e seu jeito de se expressar.”
A mostra fica em cartaz até o dia 29 de novembro.
Serviço:
Exposição: “Re(existências) contemporâneas”
Quando: até 29 de novembro, das 8h às 20h
Local: Espaço Cultural V Centenário – Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 – Alesp
Entrada gratuita