O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado no dia 21 de março. A data foi escolhida para representar a trissomia do 21, ou seja, a triplicação do cromossomo 21 que causa a síndrome.
A data é oficialmente observada pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2012 e tem como objetivos conscientizar as pessoas sobre a síndrome, quebrar o estigma social e promover a inclusão social e aumentar a visibilidade das pessoas com síndrome de Down. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem cerca de 300 mil pessoas com síndrome de Down no Brasil.
A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de Caraguatatuba realiza na sexta-feira (21), mesa redonda com a participação Andressa do Nascimento, autodefensora da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e Ricardo Briani, atleta de natação e capoeirista, a partir das 8h30. Em seguida, a palestra “Celebrações e Horizontes”, com Jessica Pereira, psicóloga, mestre em Educação e Trabalho, especialista em síndrome de Down, profissional com forte atuação em Inclusão e Diversidade.
“Convidamos pais e familiares, pessoas com síndrome de Down, educadores e profissionais interessados para participarem desse momento de confraternização e troca de conhecimento e experiências”, declara Ivy Malerba, secretária da Sepedi.
O evento é aberto ao público e a presença deve ser confirmada pelo e-mail caragua.sepedi@gmail.com.