Reativação do Programa Comércio Legal traz mais agilidade a empreendedores de Caraguatatuba

54396729147_f91130aa3e_o

A prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Fazenda, reativou o Programa Comércio Legal nesta quarta-feira (19), na Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACEC), no Sumaré. Na ocasião, o prefeito Mateus Silva assinou o Decreto Municipal nº 2.147, de 19 de março de 2025, que aprimorou o programa com a aceitação de laudo de habitabilidade emitido nos últimos 24 meses.

O encontro atraiu cerca de 100 pessoas, entre técnicos contábeis, contabilistas, profissionais que atuam em escritórios de contabilidade e interessados, além de servidores públicos municipais das Secretarias da Fazenda, Urbanismo, Saúde e Governo.

A cerimônia de reativação do Programa Comércio Legal contou com a participação do prefeito Mateus Silva; do vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos, Sérgio Braz; da secretária da Fazenda, Flávia Oliveira; do secretário de Urbanismo, César Abboud; da secretária de Governo, Eloíza Andrade Antunes; e da presidente da Associação dos Escritórios de Contabilidade de Caraguatatuba, Maria Bernadete Vieira Sales; além dos secretários e secretárias adjuntas, Hermínia Portes (Fazenda), Valéria Cardozo (Urbanismo) e Diogo Silva Nogueira (Assuntos Jurídicos).

A secretária de Fazenda, Flávia Oliveira, disse que é preciso agilizar o dia a dia dos empresários e dos escritórios de contabilidade do município.   “Como exigimos que o laudo de habitabilidade fosse expedido nos últimos 12 meses, mas um ano passa muito rápido, então, optamos por acompanhar o laudo do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) em até dois anos do seu prazo de validade”, recordou.  “Esse decreto que o prefeito acaba de assinar, possibilita à aceitação do laudo de habitabilidade emitido nos últimos 24 meses para dar um fôlego para empresas”, explicou.

De acordo com a secretária, outra queixa dos profissionais da área de contabilidade e dos empresários era relacionada à Certidão Complementar do ISS. “Com base nisso, os técnicos da Secretaria da Fazenda quebraram a cabeça e hoje, vocês podem entrar no site da Prefeitura e fazer impressão da certidão consolidada. Dessa forma, não é mais necessária a emissão da certidão complementar”, revelou. “Foram emitidas 744 certidões dessas manualmente no ano passado e 161, nos primeiros meses de 2025. Isso mobiliza vários setores para assiná-las, mas agora o trâmite será feito na área dos Serviços Online no site oficial”, comemorou.

O prefeito Mateus Silva considera a integração do Governo Municipal com a sociedade civil organizada muito importante. “Nós estamos aqui para ouvi-los e construir juntos novas ideias para modernizar Caraguatatuba. Muitas das nossas ações ainda não aparecem porque estamos arrumando a casa de maneira pensada, planejada e organizada para construir junto com a sociedade civil, uma nova Caraguatatuba, moderna e empreendedora que atenda nossos anseios. Queremos dar condições de vocês gerarem mais empregos porque o contador é quem dá a paz e a tranquilidade para o empreendedor na geração de emprego”, enfatizou.

Além do Programa Comércio Legal, os participantes assistiram às palestras sobre o “Simples Nacional”, com o fiscal de tributos, Marcelo Barreto; “Zoneamento Municipal”, com o secretário de Urbanismo, César Abboud; e “Programa Facilita SP”, com Cauê Rubio, agente de desenvolvimento do Sebrae/SP.

Programa Facilita SP

O Facilita SP do Governo do Estado terá impacto positivo direto na vida de empresários e empreendedores que querem abrir um novo negócio ou já tem um negócio aberto e precisa obter ou renovar suas licenças e alvarás de funcionamento.

A meta do Facilita SP é simplificar a jornada dos empresários e empreendedores paulistas para que eles possam investir em seus negócios, gerar empregos e movimentar a economia com menos burocracia e mais agilidade, previsibilidade e transparência.

Em Caraguatatuba, a adesão ao Facilita SP será concluída no segundo semestre de 2025.  No nível municipal a iniciativa se dispõe a desenvolver um ambiente de negócios mais competitivo e favorável aos empreendedores e empresários locais.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam