Henrique Martins
Amanhã, 22 de março, é o “Dia Mundial da Água”, data comemorativa instituída pela ONU em 1992 com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância e o uso consciente da água, recurso vital para a sobrevivência humana.
Apesar de nosso planeta possuir água em abundância, apenas 0,77% está disponível para consumo humano em lagos, rios e aquíferos. No entanto, essa quantidade não é distribuída igualmente por todo o território, e muitas regiões enfrentam escassez. Além disso, a qualidade da água é outro grande desafio, já que a poluição causada por atividades humanas torna indisponível para consumo boa parte da água acessível.
Atualmente, estima-se que 20% da população mundial não tenha acesso à água limpa. Segundo a Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), cerca de 1.400 crianças com menos de cinco anos morrem todos os dias pela falta de água potável, saneamento básico e higiene.
As cidades do Litoral Norte de São Paulo estão realizando uma série de ações e eventos em celebração ao Dia Mundial da Água. O objetivo é sensibilizar e engajar a população local sobre a importância da preservação dos recursos hídricos. Entre as atividades previstas, estão palestras e mutirões de limpeza.
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), com apoio das Prefeituras de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba, está promovendo palestras nos quatro municípios. O evento é ministrado pelo professor John E. Tatton, biólogo especialista em Recursos Hídricos e Saneamento. Os temas apresentados são: o impacto do saneamento na qualidade de vida, a gestão sustentável dos recursos hídricos e desafios ambientais em meio à crise climática.
Em Ubatuba, a palestra foi realizada nesta quarta-feira (19) e em São Sebastião, na quinta-feira (20). O evento está previsto em Ilhabela na próxima segunda-feira (24), no Auditório do Paço Municipal. Em Caraguatatuba, será na quinta-feira (27), no Centro Universitário Módulo, bairro Martim de Sá.
Outro evento a ser realizado em Ilhabela, na Praia do Perequê, neste sábado (22), é a 2ª Limpeza de Praia da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Sebastião (AEAASS). A ação é aberta ao público e convida voluntários a participarem da atividade, que além da limpeza, conta uma palestra com o tema “A Importância da Conservação dos Recursos Hídricos”, ministrada por Fernanda Villas Boas Frediani, Engenheira Ambiental Sanitarista.
As ações e eventos que estão sendo realizados, reforçam a importância do debate sobre a gestão dos recursos hídricos e o acesso à água de qualidade. Essas iniciativas, evidenciam que tanto os cidadãos, como o poder público dos municípios do Litoral Norte estão engajados em promover práticas de sustentabilidade.