Henrique Martins
O Litoral Norte de São Paulo possui 98 praias monitoradas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), e somente quatro delas estão impróprias para banho. De acordo com o último relatório da Cetesb, divulgado em 16 de março, São Sebastião e Ilhabela não apresentam nenhuma praia inadequada para banho.
Em Caraguatatuba, somente a praia Indaiá foi classificada como imprópria, enquanto Ubatuba possui três praias nessa situação: Rio Itamambuca, Itaguá Av. Leovegildo, 240 e Itaguá Av. Leovegildo, 1724. A classificação das praias improprias para banho é realizada semanalmente pela Cetesb, com critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
São realizados cinco testes na água das praias, se dois ou mais testes apresentarem bactérias acima do limite, ou se o último teste apresentar um nível muito alto, a praia fica considerada impropria para banho. Apesar do ideal ser que nenhuma praia esteja inadequada, o Litoral Norte vem apresentando uma redução no número de praias impróprias nos relatórios semanais da Cebesp.
Por exemplo, Ubatuba passou de seis praias impróprias em janeiro para três; São Sebastião, que chegou a ter sete, agora não possui nenhuma; Ilhabela reduziu de nove para zero; e Caraguatatuba diminuiu de duas para uma.