A Prefeitura de São Sebastião se juntou à Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), Rever Juntos, em parceria com o Ministério Público de São Paulo, para reforçar o Projeto Identidade e Cidadania – Potências da Comunidade na Vila Sahy, na Costa Sul do município.
Na última sexta-feira (28), o prefeito Reinaldinho Moreira recebeu a presidente da entidade, Telma Marcondes; a consultora técnica Ivania Moreira; e o promotor de Justiça de Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo de São Sebastião do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), Alfredo Portes.
Também estiveram presentes o vice-prefeito José Reis, o secretário de Assuntos Jurídicos, Cesar Zimmer; e o presidente e a 1ª tesoureira da Associação de Moradores da Vila Sahy (Amovila), João Bosco e Leideclere Siqueira, respectivamente.
Ficou definido que o município será responsável pelo fornecimento do acesso aos dados referentes a Vila Sahy, direcionamento na oferta de cursos para estimulo ao empreendedorismo local, infraestrutura de eventos na comunidade e suporte na divulgação das ações desenvolvidas. “Podem contar conosco para o bom andamento dos trabalhos. Essas parcerias são tão importantes para o município quanto para as comunidades atendidas”, disse o prefeito Reinaldinho.
O projeto Identidade e Cidadania – Potências da Comunidade foi lançado no último dia 20 de março e terá a duração de 12 meses, oferecendo um espaço de aprendizado e empoderamento para estimular o protagonismo comunitário. Ele visa levar oficinas gratuitas aos moradores a partir de quarta-feira (2/4) já com a oficina ‘Cura e Bem-estar’, que vai abordar os processos de autocura e a importância do trabalho em grupo.
Também já estão programadas as oficinas ‘Estado, Direito, Cidadania e Controle Social’ (dias 9 e 10), que apresentará noções de legislação e direito público; e ‘Quem Somos?’ (16 e 17), que vai destacar e valorizar os talentos e serviços existentes na comunidade. Todas as atividades serão presenciais e realizadas na sede da Amovila, sempre a partir das 19h30.
Os interessados em participar devem se inscrever no site: www.identidadeejustica.com.br. Lembrando que os moradores da comunidade terão prioridade para as vagas.
Cronograma
Cura e Bem-estar
Resumo: apresentação de técnicas de autocura e promoção de uma reflexão sobre a importância do trabalho em grupo na busca pelos melhores resultados para a comunidade.
Data: 2 e 3/4 – Horário: 19h30 às 21h
Estado, Direito, Cidadania e Controle Social
Resumo: com o uso de exercícios práticos e teóricos, haverá orientação sobre como as pessoas e a comunidade podem se organizar para defender seus direitos, detalhando quais são os órgãos e instituições que que podem ser acionados na busca por justiça.
Data: 9 e 10/4 – Horário: 19h30 às 21h30
Quem Somos?
Resumo: apresentação das pessoas da comunidade que possuem habilidades, talentos, histórias e escolhas que precisam ser conhecidas e valorizadas. O objetivo será contribuir para que esta riqueza seja compartilhada, gerando trabalho e renda.
Data: 16 e 17/4 – Horário: 19h30 às 21h30
Inscrições: www.identidadeejustica.com.br
Local: sede da Amovila
Endereço: Rua Ricardo Queiroz, 6, Vila Sahy