Henrique Martins
Nesta quarta-feira (2) foi comemorado o Dia Mundial do Autismo, cujo objetivo é aumentar a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), combater o preconceito e promover a inclusão de pessoas autistas na sociedade. A data foi estabelecida pela ONU em 2007 e busca incentivar o debate sobre diagnóstico precoce, direitos, educação, mercado de trabalho e qualidade de vida das pessoas no espectro.
Na terça-feira (1º), em São Sebastião, um grupo de mães de crianças autistas compareceu à sessão da Câmara Municipal para protestar e cobrar das autoridades melhorias nos atendimentos de saúde e educação. Elas reivindicaram mais acesso a terapias especializadas, profissionais capacitados e um suporte adequado para garantir o desenvolvimento e a inclusão de seus filhos.
Os vereadores prometeram “lutar” pelas reivindicações e asseguraram que o prefeito Reinaldinho está comprometido com a causa, buscando soluções para atender às demandas das famílias de crianças autistas.
Pelo Dia Mundial do Autismo, a Prefeitura de São Sebastião realizou diversas atividades para conscientizar a população e promover a inclusão.
A Prefeitura de São Sebastião reconhece a importância de aprimorar os atendimentos voltados às pessoas autistas e reforça seu compromisso em dialogar com a comunidade para entender suas necessidades. Para garantir um suporte mais eficiente e acessível na saúde, educação e outras áreas essenciais, a Administração Municipal pretende terceirizar o serviço por meio da contratação de uma empresa especializada, permitindo assim a ampliação do atendimento e de suporte adequado a todos que necessitam.