A etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis da Federação Internacional de Tênis (ITF) “Beach Tennis World Tour BT200 Maresias” definitivamente deixou um legado esportivo para São Sebastião. O evento realizado entre os dias 8 e 13 de abril ficou marcado pelo título das duplas brasileiras Sophia Chow e Vitória Marchezini, no feminino, e no masculino, os destaques foram os ‘pratas da casa’ Daniel Mola e Giovanni Cariani.
Sophia Chow e Vitória Marchezini venceram Isadora Simões e Júlia Nogueira, por duplo 6/2. Já no masculino, Giovanni Cariani e Daniel Mola foram campeões ao superarem João Wiesinger e Renzo Amâncio, por 7/5 6/1.
Daniel deu as suas primeiras raquetadas no bairro Boiçucanga e voltou para São Sebastião como top 2 do Brasil e 7º do mundo, sendo o embaixador oficial do evento e se tornando campeão na 1ª etapa de uma competição dessa magnitude no município.
“Disputar esse circuito dentro de casa foi incrível e retornar com esse título deixou tudo ainda mais especial. Desde o começo estava feliz e empolgado por poder disputar um torneio ITF com todo o apoio e carinho dessa torcida maravilhosa de São Sebastião. A organização foi sensacional e o torneio foi top demais. Já estou ansioso para que ano que vem tenha mais etapa na cidade”, comentou Mola.
O prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, esteve presente no evento e até ganhou uma raquete para iniciar os treinamentos na modalidade. “Receber uma etapa do ITF Beach Tennis World Tour BT200 é um marco e motivo de orgulho para nós de São Sebastião. O turismo esportivo é uma característica da nossa cidade e conseguimos ver o movimento e as oportunidades geradas pelo BT200 aos comerciantes, hoteleiros e prestadores de serviço. Agora, vou pegar a raquete que ganhei para praticar um pouco e chegar pronto para fazer uma performance na edição do ano que vem”, disse o prefeito.
Outro benefício para a cidade, foi o desenvolvimento de duas clínicas de beach tennis destinadas aos alunos das escolas públicas do município de São Sebastião. Essa iniciativa visou incentivar a prática esportiva entre os jovens e proporcionar uma oportunidade única de aprendizado com atletas profissionais.
O evento também adotou práticas sustentáveis para minimizar seu impacto ambiental, reforçando o compromisso com a preservação da praia de Maresias. A organização se dedicou a implementar medidas ecológicas, garantindo que o torneio fosse um exemplo de responsabilidade ambiental.
Para o Rogério Destro, vice-presidente da Federação Paulista de Tênis (FPT), tudo saiu perfeito, pois houveram muitos elogios tanto dos atletas como do público em geral.
“Nós da Federação Paulista de Tênis estamos extremamente gratos pela recepção de São Sebastião nesta última semana com a realização do ITF World Tour BT200 Maresias. O apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Esportes e Turismo, foi fundamental para que pudéssemos entregar um torneio de alta qualidade Já estamos empolgados para retornarmos em 2026 e fixar esse torneio no calendário da cidade”, complementou Rogério.
A etapa teve duas ramificações de categorias, no caso, a categoria profissional, que é chancelada pela ITF para as competições profissionais com o torneio BT200, contou pontos para os atletas no ranking mundial, com premiação de R$ 90 mil. Para as competições amadoras, BT10, a chancela é da CBT e FPT, com mais de R$ 50 mil em vouchers da rede de academias Smart Fit.
A organização do evento foi realizada pela Federação Paulista de Tênis (FPT) e a administração do São Sebá Open de Beach de Tennis, maior circuito de Beach Tennis de São Sebastião. Além de ter apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Seesp, o ITF Beach Tennis World Tour BT200 tem a chancela da International Tennis Federation.