A entrevista coletiva do balanço dos 100 dias de governo foi realizada após a cerimônia de hasteamento dos pavilhões em comemoração ao aniversário de 168 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba no último domingo (20/4), no Teatro Mario Covas, no Indaiá.
O anúncio da construção do novo Paço Municipal, na região da Fazenda Serramar, marcou a entrevista coletiva dos primeiros 100 dias de gestão.
Além do anúncio da obra do novo prédio do Executivo, o prefeito Mateus Silva também destacou a ampliação do sistema de câmeras de monitoramento no segundo semestre de 2025 e as dificuldades enfrentadas nesse início de gestão.
O local escolhido para o novo Paço Municipal é a região da Fazenda Serramar, com o objetivo de trazer mais desenvolvimento para a região com mais áreas para desenvolvimento e expansão de Caraguatatuba. “O projeto da nova sede da Prefeitura de Caraguatatuba está em fase de finalização para ser lançado no segundo semestre. A ideia é construir uma nova prefeitura por meio de uma parceria público-privada (PPP), até porque precisamos buscar maneiras de fazer as coisas porque estamos com dificuldades orçamentárias”, detalhou.
“Até ontem, Caraguatatuba pagava mais de R$ 400 mil por mês em locação de imóveis, com esse recurso, vamos investir em um prédio próprio sustentável para dar mais qualidade no atendimento aos munícipes e melhores condições de serviços aos servidores”, projetou.
De acordo com o prefeito, a ampliação do sistema de monitoramento terá início no segundo semestre deste ano. “Um novo edital de licitação para aumentar significativamente o número de câmeras estará na rua até o final do ano”, explicou.
Mateus Silva reconheceu que há muitos desafios para serem enfrentados ao longo do mandato. “Tivemos que restabelecer pendências financeiras que herdamos. Em relação à limpeza pública, o mato alto ainda assombra as ruas do município, mas evoluímos desde janeiro”, enfatizou. “Restabelecemos a lista dos medicamentos que estavam em falta, colocamos uma alimentação digna para nossas crianças, rica e que realmente contribuiu para desenvolvimento físico e cognitivo”, completou.
Hasteamento
Ainda na cerimônia do hasteamento dos pavilhões, Mateus Silva falou sobre o retorno das escolas de tempo integral no município. “Hoje, Caraguatatuba já conta com nove escolas de tempo integral em funcionamento e, se Deus quiser, até o meio do ano serão mais cinco. Serão 14 escolas de tempo integral no total, mas até o começo do ano não tínhamos nenhuma de fato que funcionasse. Em agosto do ano passado, colocaram três unidades escolares de tempo integral, mas não atendiam as crianças como deveriam”, recordou.