A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), iniciou nesta segunda-feira (28/4) a implantação do modelo de Escola em Tempo Integral na rede municipal de ensino. A iniciativa marca um importante avanço para a educação do município, oferecendo às crianças mais tempo na escola, com um currículo ampliado que contempla não só os conteúdos tradicionais, mas também atividades que promovem o desenvolvimento integral dos alunos.
A proposta segue as diretrizes legais previstas na Lei Federal nº 14.640/2023, que institui o Programa Escola em Tempo Integral, e nas portarias do Ministério da Educação (MEC) nº 1.495/2023 e nº 2.036/2023, que orientam a adesão ao programa e definem estratégias para a ampliação da jornada escolar na perspectiva da educação integral.
Com a implantação, o município cumpre a Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), que determina a oferta de educação em tempo integral em no mínimo 50% das escolas públicas, atendendo a pelo menos 25% dos alunos da educação básica. A iniciativa atende às exigências do PNE e reforça o compromisso da cidade com uma educação pública mais equitativa, acessível e transformadora.
Atualmente, já são atendidos em tempo integral todas as creches da rede pública municipal e a EMEI Sonho de Criança de Barra do Sahy em parceria com o Instituto Verdescola.
A iniciativa contemplará nove escolas de Educação Infantil da Rede Municipal, sendo elas: EMEI Algodão Doce, do Pontal da Cruz; EMEI Chapeuzinho Vermelho, do São Francisco; EMEI Meire Vasques, do Itatinga; EMEI Pingo de Gente, do Morro do Abrigo; EMEI Reino da Alegria, da Topolândia; EMEI Mundo Encantado, do Canto do Mar; EMEI Bolinha de Sabão, de Toque-Toque Pequeno; e EMEI Arco-Íris, de Barequeçaba.
Antes da implantação, a Seduc realizou uma pesquisa com os responsáveis das unidades escolares selecionadas e obteve um alto índice de aprovação, com mais de 85% das famílias se manifestando favoráveis à implementação do modelo. As escolas contempladas foram escolhidas com base nesses dados e nos critérios de viabilidade para a ampliação da jornada.
A nova grade curricular contempla conteúdos regulares aliados a oficinas que promovem o desenvolvimento de competências socioemocionais e culturais. Entre as atividades estão dança, música, teatro, recreação, contação de histórias, educação antirracista, saúde e autocuidado, cidadania e meio ambiente. Todos os conteúdos foram planejados para desenvolver corpo e mente, incentivar a criatividade, promover o respeito à diversidade e fortalecer a convivência em grupo.
Para garantir a qualidade da oferta, a Seduc contratou professores do processo seletivo para ministrar as oficinas complementares, além de assegurar que os estudantes recebam uma alimentação adequada. O cardápio da merenda escolar foi adaptado por nutricionistas da rede para atender às novas necessidades do tempo estendido de permanência na escola, garantindo uma alimentação equilibrada e em quantidade suficiente ao longo do dia.
Outro ponto importante é que o transporte escolar continuará funcionando normalmente assegurando que todos os alunos atendidos pelo serviço possam participar da jornada estendida com tranquilidade.
A secretária da Educação, Marta Braz, destaca que a implantação da Escola em Tempo Integral representa um investimento no futuro das crianças do município “Estamos trabalhando com responsabilidade para garantir que cada aluno tenha mais tempo de aprendizagem, acesso à cultura, ao esporte e ao cuidado. Essa é uma iniciativa que valoriza a infância, a família e o futuro da nossa cidade. Começamos por algumas escolas e seguimos com o compromisso de expandir gradativamente para toda a rede municipal.”