A Secretaria Municipal de Educação de Ubatuba iniciou, em 2025, a implantação do projeto “A Turma do Lixo Zero”, que leva educação ambiental para as salas de aula de maneira lúdica, prática e transformadora. A proposta visa preparar as novas gerações para hábitos mais sustentáveis, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e à Agenda 2030.
Um dos pilares do projeto é a gravimetria, técnica que analisa a composição dos resíduos sólidos, permitindo um diagnóstico preciso da geração de lixo nas escolas. Com isso, torna-se possível identificar o que pode ser reaproveitado, reciclado ou corretamente descartado.
A cooperativa Coco e Cia, formada por catadores responsáveis pela triagem dos resíduos, é parceira na ação e contribui com o trabalho de educação ambiental nas escolas.
“A gravimetria é mostrar para as crianças qual tipo de resíduo tem se formado na escola e como ele tem sido gerido. Porque acaba tudo indo para um saco, e queremos ensinar que ali dentro não é lixo. Lixo é tudo misturado e não tem valor nenhum”, explicou o diretor de marketing do projeto “A turma do Lixo Zero”, da Menos é Mais Editora, Giorge Santos.
O conteúdo pedagógico é baseado em uma coleção de sete livros paradidáticos infantis, voltados à educação infantil e ao ensino fundamental – anos iniciais. A metodologia une teoria e prática, promovendo o protagonismo das crianças como agentes de transformação ambiental.
“Além da implementação dos livros, a Editora Menos é Mais oferecerá palestras, capacitações e visitas técnicas às escolas participantes, garantindo suporte para que os conceitos do Lixo Zero façam parte do cotidiano escolar”, destacou a formadora de educação ambiental da Secretaria, Alessandra Panza.
As primeiras escolas a receberem o projeto são:
- EM Padre José de Anchieta (Ensino Fundamental)
- EM Olga Ribas de Andrade Gil (Ensino Fundamental)
- EM Madre Maria da Glória (Ensino Fundamental)
- EMEI Idalina Graça (Educação Infantil)