A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), em parceria com a Fundação Florestal, realizou na segunda-feira (28) mais uma ação de limpeza no Mangue do Colhereiro, na região Central do município. A iniciativa contou com a participação de pescadores cadastrados e voluntários, resultando na retirada de 352,70 quilos de resíduos.
A ação reforça o compromisso com a preservação ambiental e o apoio aos pescadores, que contribuem voluntariamente para a limpeza dos mares. Somente no primeiro bimestre de 2025, já foram recolhidos 1.261 quilos de lixo nos mangues da Enseada, Colhereiro e Araçá.
O município conta com cinco principais mangues ao longo de sua costa, que são o da Enseada, Colhereiro, Araçá, Juquehy e Sahy, que desde 2017, mensalmente, recebem essas ações para manter o equilíbrio do
“Os manguezais são ecossistemas ricos em biodiversidade, servindo como habitat para diversas espécies de peixes, crustáceos, aves e plantas. A poluição compromete a saúde desses ambientes e ameaça as espécies que dependem deles”, destacou o secretário da Semam, Flávio Queiroz.
A Prefeitura segue com iniciativas contínuas para a conservação dos manguezais e incentiva a participação da comunidade na proteção desse ecossistema essencial.