Temporada de baleias-jubarte começa em São Sebastião com os primeiros registros na região

baleia 1

Na última segunda-feira (28), foram registradas na região as primeiras baleias-jubarte da temporada de 2025. A cada ano, normalmente de maio a agosto, as jubartes migram para a costa brasileira em busca de águas mais quentes e rasas para acasalar e dar à luz aos seus filhotes.

Centenas desses cetáceos passam pelo Canal de São Sebastião durante temporada de avistamento das majestosas jubartes, atraindo cada vez mais turistas e pesquisadores para a região. Com infraestrutura adequada e foco na preservação, São Sebastião se consolida como um dos principais destinos de turismo de avistamento de baleias no Brasil, promovendo práticas sustentáveis, educação ambiental e parcerias estratégicas que ajudam a minimizar os impactos ao meio ambiente.

De acordo com Júlio Cardoso, fundador do projeto Baleia à Vista, o pico da temporada geralmente ocorre nos meses de junho e julho. Em 2024 foram registradas cerca de 600 baleias na região de São Sebastião e a expectativa para 2025 permanece alta.

A atividade, além de impulsionar o crescimento econômico local durante o período de baixa temporada no Litoral Norte, desempenha um papel essencial na pesquisa e conservação da espécie. Com um ticket médio de R$ 350, os passeios geraram uma receita superior a R$ 4 milhões apenas para as operadoras, além do impacto positivo para restaurantes, hotéis e outros setores do turismo local.

Para mais informações sobre passeios voltados à avistagem de cetáceos, os interessados podem contatar o Centro de Informações Turísticas (CIT): (12) 3892-2206 ou acessar o site www.turismosaosebastiao.com.br/o-que-fazer/observacao-de-baleias. Ao todo, 12 operadoras de turismo oferecem os passeios.

‌As normas de avistagem também estão disponíveis no site www.projetobaleiaavista.com.br/.

Turismo responsável e sustentável

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), realiza campanhas para promoção do turismo responsável de avistagem de baleias no município, como ações no mar, juntamente com a Defesa Civil e o Projeto Baleia Jubarte, considerado o mais importante instituto de preservação e conservação de cetáceos do Brasil reconhecido internacionalmente, além da parceria com o Projeto Baleia à Vista e o Instituto Argonauta, promovendo abordagens e entregando folhetos com as normas de avistagem.

São oferecidas Oficinas de Boas Práticas para Observação de Baleias Jubarte e Outros Cetáceos, com o objetivo de capacitar, gratuitamente, agências, operadores de turismo e marinas que atuam no segmento náutico da região, visando a conservação e proteção dos cetáceos por meio da educação e sensibilização dos participantes. A Setur já iniciou as tratativas com o Instituto Baleia Jubarte para a realização das oficinas sobre o tema, prevista para ocorrer em junho.

No município, há também o Espaço Vida Marinha, uma iniciativa em parceria entre a Prefeitura de São Sebastião e diversas entidades de conservação, como o Instituto Baleia Jubarte, o Projeto Baleia à Vista, o Instituto Argonauta e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio – Alcatrazes). O local promove a educação ambiental, oferecendo informações sobre passeios de observação de cetáceos no Canal de São Sebastião e no Arquipélago de Alcatrazes. Além disso, conta com exposições fotográficas, ossadas de golfinhos e vértebras de baleias-jubarte, proporcionando uma experiência imersiva sobre a vida marinha da região.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam