Prefeitura de Caraguatatuba terá que exonerar 180 servidores a partir desta quinta-feira (01)

Paço Municipal

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou, nesta quarta-feira (30), o pedido da Prefeitura de Caraguatatuba para prorrogar o prazo estabelecido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que determinou a extinção de cargos comissionados da administração municipal. Com a negativa do Supremo, cerca de 180 servidores comissionados devem ser exonerados a partir desta quinta-feira 1º de maio.

O governo municipal havia solicitado ao STF uma prorrogação de 60 dias, mas o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, entendeu que não havia possibilidade jurídica para apreciação do pedido após o trânsito em julgado da decisão principal.

A decisão atinge cargos que estão lotados em 13 secretarias municipais, criado criados pela Lei Municipal nº 2.419/2018. Os cargos são de Diretor, Chefe, Assessores de Apoio Operacional, Coordenador e Ordenador de Despesas em secretarias como Saúde, Educação, Obras, Turismo, Mobilidade Urbana, entre outras. Apenas o cargo de Controlador Interno foi mantido.

Ainda no ano passado o TJ-SP já havia considerado inconstitucionais os cargos criados em 2018 e, em maio determinou que a Prefeitura adotasse medidas imediatas para sua extinção. Na ocasião, o órgão concedeu ainda uma prorrogação excepcional de 120 dias para adequações, devido à alternância de poder prevista após as eleições municipais.

Reforma administrativa

A gestão municipal informou que, embora não tenha apresentado um novo projeto ao longo de 2024, conseguiu protocolar, junto a Câmara Municipal, uma proposta de reforma administrativa em abril deste ano, após uma força-tarefa envolvendo servidores de carreira. O projeto, concluído em cerca de 90 dias, está atualmente em tramitação na Câmara de Vereadores.

Em nota, a Prefeitura afirmou ainda que seguirá todos os procedimentos para adequar a estrutura administrativa, priorizando a continuidade dos serviços públicos e o cumprimento das normas constitucionais. O prefeito Mateus Silva destacou que a gestão atuou de forma responsável: “Encaminhamos o projeto em regime de urgência especial em tempo à Câmara e estamos, juntos, executivo e legislativo, buscando esforços para aprovação o mais rápido possível”, finaliza a nota.

Com CBN Vale

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam