A Câmara Municipal de São Sebastião aprovou, por unanimidade, na Sessão Ordinária desta terça-feira (6), o requerimento do presidente da Casa, vereador Edgar Celestino, que solicita ao Executivo informações e
providências sobre a inclusão de policiais civis no rol da Lei Municipal no 2.431/2017, que trata da gratificação por desempenho de atividade delegada.
Celestino defendeu a medida como uma forma de ampliar a segurança pública no município e equiparar o tratamento entre as forças policiais.
“Em 2022 foi aprovada na Assembleia Legislativa a atividade delegada também para os policiais civis. Então solicito ao Executivo que implemente no município essa atividade delegada aos policiais civis para trazer a questão da isonomia, mas também, principalmente, para que possa contribuir com a segurança do município”, explicou.
Segundo o parlamentar, a inclusão da Polícia Civil permitirá otimizar o atendimento de ocorrências e reduzir o tempo de espera nas delegacias. “Hoje, por mais simples que seja a ocorrência, a viatura fica parada lá por três, quatro, cinco horas. Com a atividade delegada, um dos papéis da Polícia Civil seria justamente agilizar esse atendimento. Isso melhora o patrulhamento nas ruas e fortalece a segurança pública”, completou.
O requerimento também questiona se há estudos em andamento para a ampliação da atividade delegada aos profissionais da Polícia Civil, bem como os eventuais entraves que impedem essa implantação.
Durante o discurso, Edgar Celestino ainda elogiou os investimentos feitos pela atual gestão na área de segurança, como o retorno da atividade delegada para a Polícia Militar, a contratação de 66 novos guardas civis municipais e a instalação de câmeras de monitoramento com reconhecimento facial.