São Sebastião é destaque em estudo internacional da Unicamp sobre governança ambiental participativa

06020bf2-138d-4250-ac9e-40582da07854

O município foi protagonista de uma importante etapa de campo da pesquisa internacional “Riscos naturais e vulnerabilidade social nos municípios de São Sebastião (Brasil) e Beira (Moçambique) a partir de uma perspectiva de governança ambiental participativa”, conduzida entre os dias 22 e 25 de abril, pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Durante quatro dias, pesquisadores e estudantes da Unicamp estiveram em campo nos bairros Baleia Verde, Vila Sahy, Cambury e Boiçucanga, onde realizaram oficinas de mapeamento participativo e entrevistas com atores envolvidos na gestão de riscos, incluindo moradores e representantes do poder público.

A atividade, apoiada pela Prefeitura de São Sebastião, teve como objetivo central entender como as próprias comunidades percebem seus territórios e os riscos a que estão expostas, além de avaliar o grau de articulação entre sociedade civil e governo na gestão de riscos socioambientais.

O pesquisador de pós-doutorado Lucrêncio Silvestre Macarringue, responsável pela pesquisa, destacou o envolvimento ativo dos moradores e a relevância da parceria com o município.

“Tive uma experiência com as comunidades de São Sebastião na condução da minha pesquisa sobre riscos naturais e vulnerabilidade social. A impressão que tive foi boa, de comunidades engajadas em desenvolver o seu território. Realizamos as oficinas de mapeamento participativo com o intuito de aferir como as comunidades enxergam o seu território e buscar através de questionários aferir o relacionamento entre o poder público e as comunidades. Agradeço a abertura e as parcerias estabelecidas com as autoridades municipais e comunitárias e todo apoio prestado até então e há muito mais que podemos fazer juntos nessa direção”, ressaltou Macarringue.

Para a realização do estudo, a gestão municipal atuou na articulação com as secretarias municipais envolvidas com temas ambientais, sociais, de planejamento e defesa civil, além da disponibilização de espaços para a realização das oficinas, essencial para viabilizar o contato direto com a população e garantir a legitimidade e efetividade do processo de escuta e construção coletiva de conhecimento.

A estudante de Geografia da Unicamp, Andreia Mendonça Z da Silva, também participou da atividade e ressaltou o impacto da vivência em campo.

“Foi uma experiência transformadora, marcada por muito aprendizado junto à comunidade local. São Sebastião é um território complexo e fascinante, que dialoga com múltiplos campos do saber. Compreender e gerir esse espaço exige a união entre conhecimento técnico e escuta ativa da população. Por isso, deixo aqui meu sincero agradecimento ao Poder Público, pela abertura e apoio a atividade, e à população, que me acolheu com generosidade e entusiasmo. Foi incrível ser recebida por um povo tão amável e comprometido com seu território”, destacou Andreia.

Para o prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, a iniciativa reforça o papel estratégico do município na construção de soluções para os problemas socioambientais. “A partir do diálogo entre ciência e sociedade, São Sebastião se consolida como um laboratório vivo de aprendizagem mútua e ação transformadora, contribuindo para o fortalecimento de políticas públicas mais justas, eficientes e sensíveis à realidade local”, reforçou o prefeito.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam