Congada de São Benedito do bairro São Francisco é registrada como patrimônio imaterial em projeto com apoio da Unesco

congada

A Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), em parceria com a equipe do IlhaMuseu – Unesco, realizou na terça-feira (20/5), no Teatro Municipal de São Sebastião, o registro do patrimônio imaterial da Congada de São Benedito do bairro São Francisco.

A ação integra o projeto IlhaMuseu, que prevê a criação de um museu na Ilha das Cabras, com o intuito de valorizar os patrimônios cultural e natural do Litoral Norte, voltado à valorização e preservação da cultura tradicional caiçara.

Durante a atividade, foram realizadas entrevistas em vídeo com representantes da Congada, além do registro audiovisual das expressões culturais, cantos e histórias que compõem essa manifestação religiosa e popular de forte identidade afro-brasileira. O material fará parte do acervo digital do projeto, que busca documentar e compartilhar a diversidade cultural da região.

O trabalho foi acompanhado pela equipe da Casa do Patrimônio Histórico e contou com a participação dos congadeiros Luiz Cláudio Costa Ribeiro (secretário), Adilson (embaixador), Jacir Lopes Guimarães Junior (marimbeiro), Silas Barsotti Barrozo (fidalgo) e Tauã de Moura Barrozo (cacique do embaixador).

Cada integrante compartilhou suas memórias, aprendizados e visões sobre o presente e o futuro da congada, além de descrever os papéis que desempenham na tradição, o uso de instrumentos como a marimba, e a importância da celebração para a comunidade local.

Segundo a museóloga Fernanda Palumbo, da Casa do Patrimônio, a ação é fundamental para a salvaguarda de saberes e práticas que fazem parte da identidade de São Sebastião “Registrar esses depoimentos fortalece o reconhecimento da Congada como patrimônio vivo da cidade e contribui para sua continuidade entre as novas gerações.”

Antes das entrevistas com os congadeiros, a equipe da Unesco também conversou com a contadora de causos Neide Palumbo, que compartilhou histórias do imaginário caiçara.

A equipe da Fundass ainda irá registrar depoimentos de outros importantes integrantes da Congada de São Benedito do bairro São Francisco, como Josué Fortunato, o rei, e Thiago Fortunato, mestre e guia do grupo.

revistas com os congadeiros, a equipe da Unesco também conversou com a contadora de causos Neide Palumbo, que compartilhou histórias do imaginário caiçara.

A equipe da Fundass ainda irá registrar depoimentos de outros importantes integrantes da Congada de São Benedito do bairro São Francisco, como Josué Fortunato, o rei, e Thiago Fortunato, mestre e guia do grupo.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam