Henrique Martins
Neste domingo (25), São Sebastião realiza a 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, das 8h às 18h, no Teatro. O evento busca promover o diálogo e propor ações de combate ao racismo e promoção da equidade.
Os participantes poderão se candidatar como delegados, responsáveis por representar a comunidade nas próximas etapas. É preciso morar no município há pelo menos dois anos, ter atuação comprovada na área e apresentar portfólio com registros, como fotos ou publicações.
A conferência integra a programação da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR), que tem como tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, com foco na garantia de direitos de populações historicamente marginalizadas.
Antes da conferência, foram realizadas duas pré-etapas: uma na EM Prof. Antonio Luiz Monteiro, em Boiçucanga; e outra na EM Prof.ª Patrícia Viviani Santana, no Topolândia.
Em entrevista ao Jornal do Litoral, Cristina Sanchez, presidente da comissão organizadora do evento e supervisora de ensino, explicou que o objetivo foi fomentar o diálogo entre poder público e sociedade civil, com sugestões de políticas públicas voltadas à igualdade racial, abordando temas como democracia, justiça social e reparação.
Destacou também, algumas das propostas apresentadas nas pré-etapas, entre elas, a criação de mecanismos de apoio à permanência estudantil, como um fundo municipal e auxílio-moradia para quem estuda fora, a inclusão obrigatória do letramento racial na educação básica. e a adoção de protocolos antirracistas em todas as áreas da administração pública.
(Primeira Pré-Conferência, realizada no dia 15 de maio, na EM Prof. Antonio Luiz Monteiro, em Boiçucanga)
“A realização da 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial em São Sebastião é um marco histórico e essencial, especialmente em um momento em que o país enfrenta desafios significativos no combate às desigualdades sociais e raciais. Este evento representa o reconhecimento, por parte do município, da necessidade urgente de enfrentar o racismo estrutural e institucional, além de dar voz à população negra, indígena e demais grupos historicamente marginalizados.” afirmou Cristina.
A organização é da Secretaria de Governo (Segov), com apoio de diversas secretarias e órgãos municipais, que também integrarão o futuro Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, em fase de formalização. Participam as secretarias de Educação (Seduc), Esporte (Seesp), Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (Sesau), Assuntos Jurídicos (Sajur), Idoso e Pessoa com Deficiência (Sepedi), além da Fundação Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass).
A 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial será realizada no dia 25 de maio, das 8h às 18h, no Teatro Municipal de São Sebastião.
(Segunda Pré-Conferência, no dia 20 de maio, na EM Prof.ª Patrícia Viviani Santana, no bairro Topolândia)
Crédito fotos: André Santos | PMSS