Henrique Martins
A estação de passageiros da travessia entre São Sebastião e Ilhabela, foi oficialmente reinaugurada nesta sexta-feira (23). A obra foi conduzida pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo, por meio da Subsecretaria de Logística e Transportes, com foco na modernização e na melhoria do serviço prestado à população.
A cerimônia de entrega contou com a presença da secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, e do subsecretário de Logística e Transportes, Denis Gerage, além dos prefeitos de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, e de Ilhabela, Toninho Colucci. Durante o evento, os representantes do governo estadual apresentaram detalhes da intervenção, que recebeu um investimento de R$ 969 mil.
A reforma incluiu ações de manutenção e modernização da estrutura, visando oferecer mais segurança, acessibilidade e conforto aos usuários. Entre os serviços realizados estão a substituição das instalações hidráulicas e elétricas, reforma de forros e vidros, revestimentos, pintura e impermeabilização do piso. Também foram feitas demolições e remoções de antigas estruturas.
A entrega da nova estação faz parte de um amplo programa de modernização das Travessias Litorâneas de São Paulo, que já destinou cerca de R$ 200 milhões, nos últimos dois anos, à melhoria das embarcações e da infraestrutura dos terminais em travessias como Cananéia–Ilha Comprida, no Vale do Ribeira, Santos–Guarujá, Santos–Vicente de Carvalho e São Sebastião–Ilhabela.
O plano prevê, até o final de 2025, a entrega de 22 embarcações reformadas e a conclusão de dez obras em terminais, ampliando a capacidade do sistema e qualificando o atendimento aos usuários.