Após aprovação em assembleia, servidores municipais de Jacareí entram em greve a partir desta segunda-feira (26). A informação foi divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Jacareí.
“O motivo é a intransigência do Prefeito Celso Florêncio que empurrou goela abaixo da categoria o fim da Campanha Salarial, com a ajuda de sua ampla base de apoio parlamentar”, informou o sindicato.
Segundo a entidade, o prefeito de Jacareí encaminhou proposta de reajuste para a Câmara “sem negociação, sem conversa e sem ouvir os servidores”. A proposta foi rejeitada pela categoria, por unanimidade, mas foi aprovada pela maioria dos vereadores.
“Uma postura truculenta e inaceitável, na primeira Campanha Salarial de seu mandato e contrariando o compromisso assumido em sua campanha eleitoral, de valorização dos servidores”, disse o sindicato.
A concentração dos grevistas foi marcada para o Pátio dos Trilhos, a partir das 7h. Os manifestantes irão em passeata até a Prefeitura de Jacareí, onde entregarão um documento ao prefeito, pedindo a retomada das negociações. Também distribuirão um panfleto, explicando os motivos da greve e pedindo o apoio da população.
Uma assembleia deve acontecer na porta da prefeitura à tarde, em horário ainda a ser definido, para decidir os rumos da mobilização.
Outro lado.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito de Jacareí, Celso Florêncio (PL), disse que o sindicato iniciou uma greve “com base em informações que consideramos equivocadas e infundadas”.
“O movimento aderido por parte dos profissionais da educação não pode atrapalhar a rotina dos nossos alunos. A legislação garante que ao menos 50% dos funcionários permaneçam atuando durante a greve. Reforçamos que as escolas continuam abertas, e você, pai e mãe, tem total direito de levar seus filhos às aulas, caso deseje ou precise”, disse Florêncio.
Segundo a prefeitura, o reajuste que já está em vigor aos servidores públicos de Jacareí contempla um aumento de 5,3%, que corresponde à inflação do período, além de um aumento de 20% no vale-alimentação.
“Vale ressaltar que os benefícios de alimentação e refeição são compatíveis, e em alguns casos, superiores, às maiores cidades da região. Esse reajuste também levou em conta a responsabilidade financeira da gestão”, completou.
A prefeitura disse que todos os serviços públicos estão funcionamento normalmente nesta segunda-feira (26), sem qualquer prejuízo à população.
Com O Vale