Maio Amarelo: simulação de acidente impacta população e reforça mensagem de segurança no trânsito

IMG-20250527-WA0039

Henrique Martins

 

Como parte das ações do Maio Amarelo, campanha de conscientização e promoção da paz no trânsito, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR) e do Departamento de Trânsito, realizou na manhã desta terça-feira (27) uma simulação de acidente.

A ação contou com a participação do Departamento de Trânsito, da Polícia Municipal, da Secretaria de Saúde (SESAU), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Corpo de Bombeiros e do Instituto Médico Legal (IML). O objetivo foi alertar motoristas, motociclistas e pedestres sobre os riscos da imprudência no trânsito e reforçar a importância do respeito às normas de circulação.

A encenação reproduziu uma colisão frontal entre um carro e uma motocicleta. A simulação foi realizada na Avenida Guarda Mor Lobo Viana, em frente à loja Àcqua Pura Bebidas, no centro de São Sebastião. No cenário simulado, a motorista do veículo bateu a cabeça contra o para-brisa e não resistiu aos ferimentos. A passageira que estava no banco traseiro sofreu ferimentos graves, assim como o motociclista, que teve uma fratura exposta na perna.

Toda a simulação foi conduzida de forma realista. A motorista apresentava diversos ferimentos na cabeça, produzidos com maquiagem, o motociclista exibia uma caracterização convincente de fratura exposta, enquanto a passageira no banco de trás estava bem ensanguentada.

As equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros realizaram o resgate das ‘vítimas’, que foram encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou para o Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS). O IML também participou da ação, realizando o recolhimento simbólico do corpo da “vítima” fatal, colocando a atriz em um caixão, com o objetivo de reforçar o impacto e conscientizar sobre as graves consequências dos acidentes de trânsito.

Os agentes do Departamento de Trânsito de São Sebastião e da Polícia Municipal atuaram para garantir a fluidez do tráfego, permitindo o deslocamento dos veículos e a chegada rápida das equipes de resgate. Além disso, orientaram motoristas que, movidos pela curiosidade, reduziram a velocidade ao passar pelo local da simulação.

Além de conscientizar a população, a ação também possibilitou que as forças de segurança avaliassem o tempo de resposta, desde a primeira chamada até a chegada do socorro, assim como o encaminhamento das “vítimas” para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou para o Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS).

A simulação também chamou a atenção de várias pessoas que passavam pela Avenida Guarda Mor Lobo Viana, no Centro. Parte delas não percebeu que se tratava de uma ação simulada, e algumas demonstraram forte impacto ao ver as “vítimas”.

Nesta quinta-feira (29), uma nova simulação será realizada no bairro Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião. Desta vez, a encenação irá retratar um acidente entre uma motocicleta e uma bicicleta. As equipes de trânsito, segurança e saúde também participarão da ação.

As simulações integram o Maio Amarelo, campanha criada no Brasil em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em resposta à resolução da ONU que estabeleceu a década iniciada em 2011 como de ações pela segurança no trânsito. O movimento busca reduzir acidentes, mortes e feridos nas vias.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam