Henrique Martins
Como parte das ações do Maio Amarelo, campanha de conscientização e promoção da paz no trânsito, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR) e do Departamento de Trânsito, realizou na manhã desta terça-feira (27) uma simulação de acidente.
A ação contou com a participação do Departamento de Trânsito, da Polícia Municipal, da Secretaria de Saúde (SESAU), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Corpo de Bombeiros e do Instituto Médico Legal (IML). O objetivo foi alertar motoristas, motociclistas e pedestres sobre os riscos da imprudência no trânsito e reforçar a importância do respeito às normas de circulação.
A encenação reproduziu uma colisão frontal entre um carro e uma motocicleta. A simulação foi realizada na Avenida Guarda Mor Lobo Viana, em frente à loja Àcqua Pura Bebidas, no centro de São Sebastião. No cenário simulado, a motorista do veículo bateu a cabeça contra o para-brisa e não resistiu aos ferimentos. A passageira que estava no banco traseiro sofreu ferimentos graves, assim como o motociclista, que teve uma fratura exposta na perna.
Toda a simulação foi conduzida de forma realista. A motorista apresentava diversos ferimentos na cabeça, produzidos com maquiagem, o motociclista exibia uma caracterização convincente de fratura exposta, enquanto a passageira no banco de trás estava bem ensanguentada.
As equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros realizaram o resgate das ‘vítimas’, que foram encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou para o Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS). O IML também participou da ação, realizando o recolhimento simbólico do corpo da “vítima” fatal, colocando a atriz em um caixão, com o objetivo de reforçar o impacto e conscientizar sobre as graves consequências dos acidentes de trânsito.
Os agentes do Departamento de Trânsito de São Sebastião e da Polícia Municipal atuaram para garantir a fluidez do tráfego, permitindo o deslocamento dos veículos e a chegada rápida das equipes de resgate. Além disso, orientaram motoristas que, movidos pela curiosidade, reduziram a velocidade ao passar pelo local da simulação.
Além de conscientizar a população, a ação também possibilitou que as forças de segurança avaliassem o tempo de resposta, desde a primeira chamada até a chegada do socorro, assim como o encaminhamento das “vítimas” para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou para o Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS).
A simulação também chamou a atenção de várias pessoas que passavam pela Avenida Guarda Mor Lobo Viana, no Centro. Parte delas não percebeu que se tratava de uma ação simulada, e algumas demonstraram forte impacto ao ver as “vítimas”.
Nesta quinta-feira (29), uma nova simulação será realizada no bairro Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião. Desta vez, a encenação irá retratar um acidente entre uma motocicleta e uma bicicleta. As equipes de trânsito, segurança e saúde também participarão da ação.
As simulações integram o Maio Amarelo, campanha criada no Brasil em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em resposta à resolução da ONU que estabeleceu a década iniciada em 2011 como de ações pela segurança no trânsito. O movimento busca reduzir acidentes, mortes e feridos nas vias.